Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

1º lote da vacina contra a Covid-19 chega ao Piauí; vacinação começa hoje

Mais de 61 mil doses da Covid-19 chegam em avião da FAB ao Piauí. Primeiras doses serão aplicadas ainda hoje

18/01/2021 14:51

O primeiro lote da vacina Coronavac chegou ao Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, por volta das 14h35 desta segunda-feira (18) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 61,2 mil doses, sendo que destas, 40 serão disponibilizadas a indígenas do Estado. O governo pretende iniciar a vacinação ainda na tarde de hoje. O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.


(Foto: Jailson Soares / O Dia)

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, 11 mil doses das vacinas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha na Capital.


“Nossa logística de aplicação das doses foi pensada de acordo com a quantidade que receberemos nesse primeiro momento”, disse o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.


(Foto: Jailson Soares / O Dia)

O Governo do Estado fará nesta segunda-feira, às 17h, o lançamento do plano de vacinação contra a Covid-19 no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Nesta ocasião, estará presente o governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. Haverá coletiva de imprensa.

O envio dos imunizantes foi anunciado pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que informou nas primeiras horas de hoje, durante uma cerimônia em São Paulo, que a vacinação seria iniciada a partir das 17h em todo o país. O anúncio foi feito após pressão dos governadores, que pediram a antecipação da aplicação das doses após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial da vacina.

No domingo (17), por unanimidade, cinco diretores da agência aprovaram o uso emergencial  da Coronavac e da vacina de Oxford. Na ocasião, o Governo de São Paulo aplicou a primeira dose da Coronavac na enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, no Hospital das Clínicas. Ela foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.  

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), esteve na cidade de São Paulo para receber o primeiro lote da vacina. Em uma rede social, ele classificou o dia como histórico. 

"Dia histórico. Assim que chegar ao nosso estado iremos começar imediatamente a vacinação. Uma luta que valeu a pena e que ira beneficiar todos os brasileiros e brasileiras", escreveu.  

Os profissionais de saúde que serão imunizados

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, as doses em Teresina serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 “A FMS está fazendo todo o levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde Estaduais e particulares. A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham”, explica Amariles Borba.


Por: Jorge Machado
Mais sobre: