Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œUnificar o municipalismo", diz Toninho de Caridade candidato a presidente da APPM

A eleição acontece no dia 8 de janeiro e definirá a diretoria da entidade no biênio 2021-2022

09/12/2020 18:01

prefeito eleito do município de Caridade do Piauí, Antoniel Silva, mais conhecido como Toninho de Caridade (PSD), de 38 anos, está articulando candidatura à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Em entrevista ao O Dia ontem (9), ele defendeu a unificação municipalista para ajudar os municípios na captação de recursos além da qualificação dos gestores para prestação de serviço eficiente à população. A eleição acontece no dia 8 de janeiro de 2021 e definirá a diretoria da entidade para o biênio 2021-2022.

“Nós pretendemos debater e unificar o municipalismo para que possamos avançar tanto nas ações de capitação de recursos como também na qualificação dos gestores para fazer uma gestão eficiente em seus municípios sempre cumprindo as normas”, disse o gestor.

O prefeito eleito disse ainda que o slogan da campanha é “Unidos pelo Municipalismo”, que tem como um dos objetivos a defesa de uma eleição suprapartidária com espaços para todas as legendas.

“Estamos buscando um consenso, o entendimento da instituição, já que daqui a dois anos teremos eleições. Hoje eu defendo uma eleição suprapartidária, onde todos os representantes dos municípios possam estar participando dessa chapa, que será composta por 51 nomes, e que há espaço para todas as legendas participarem para que possamos ter uma gestão 

compartilhada”, disse.

Toninho disse que irá trabalhar para desburocratizar convênios, além de estabelecer diálogos com os municípios com débitos na Eletrobras.

“Tem a questão do parcelamento. Temos que discutir isso. Os municípios não podem ficar inviáveis por débitos tão altos e atrasados por gestões anteriores ou por problemas judiciais. Então, temos que aplicar a legislação no mesmo entendimento que temos com o INSS, que não comprometa nem 1% de sua arrecadação”, completou.

Em relação à pandemia da Covid-19, o gestor entende que o próximo ano será de recuperação lenta da economia, já que os municípios dependem de recursos constitucionais. O gestor defende ainda que as medidas sanitárias continuem sendo adotadas para contenção da doença no Estado.  

“A preocupação maior é que em 2021 vai vir a ressaca econômica da pandemia de um ano todo parado. Eu acredito que temos que entrar com o pé no chão, o gestor tem que saber que foi um ano difícil e que não será um ano que vamos entrar fazendo muito pelo município enquanto a economia não for recuperada, pois dependemos dos recursos constitucionais”, finalizou.

Toninho de Caridade foi o único concorrente a prefeitura em Caridade do Piauí. O vice dele é Nalvim, do PP, que tem 45 anos. A eleição em Caridade do Piauí teve 12,56% de abstenção, 7,17% votos brancos e 13,28% votos nulos.

Por: Jorge Machado
Mais sobre: