Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œTodos os protocolos serão mantidos", diz Robert Brown

FFP detalha como será a realização do Campeonato Piauiense 2021, que começa no dia 20 de fevereiro

27/01/2021 08:17

Em entrevista à O DIA TV, o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, falou sobre a realização do Campeonato Piauiense 2021 em meio à pandemia do novo coronavírus. A competição começa no dia 20 de fevereiro com três jogos acontecendo nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Altos. A Federação garante que todos os protocolos sanitários, os mesmos adotados no ano passado para o combate do novo coronavírus, serão mantidos. As duas partidas decisivas estão marcadas para os dias 26 e 30 de maio.

“Vai ser uma grande competição. Isso porque a gente percebe uma grande motivação das oito equipes participantes, se apresentando e realizando contratações. Os protocolos serão os mesmos usados em 2020. No ano passado, por exemplo, por causa da pandemia, não houve presença do público e demais protocolos de saúde foram mantidos”, disse.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

4 de Julho, Picos, Altos, River, Flamengo-PI, Parnahyba, Fluminense e Tiradentes são as equipes que vão disputar o estadual este ano e já começaram a movimentar o mercado da bola. Conforme a FFP, os clubes decidiram que as partidas serão disputadas no horário das 16h, com exceção dos jogos de mando de campo do Altos, que acontecem às 15h45. A última rodada da competição terá todos os jogos realizados no mesmo horário, às 15h.

Em relação aos protocolos que serão adotados, o documento traz entre as principais exigências a testagem dos jogadores para diagnóstico do novo coronavírus, além de que todos os jogos aconteçam sem a presença da torcida. Outra exigência é o uso de máscaras, que seguirá obrigatório para atletas, dirigentes e imprensa, bem como entrada reduzida de pessoas nas praças esportivas para evitar aglomerações.

A Série A do Campeonato Piauiense 2021 terá o mesmo modo de disputa do ano passado. A competição será em pontos corridos, com dois turnos. Os dois primeiros da tabela de classificação avançam à final e os dois últimos caem para a Série B do próximo ano.

Vagas nacionais

O campeão piauiense de 2021 ganhará uma das vagas da Copa do Brasil 2022, uma vaga para a Copa do Nordeste 2022 e uma vaga para a Série D 2022. Ao vice-campeão será ofertada a segunda vaga para participação na Copa do Brasil 2022 e a segunda vaga para a Série D 2022. 

O representante piauiense para a segunda vaga da Copa do Nordeste (Pré-Nordestão) será ofertada ao clube de melhor índice técnico, de acordo com o último Ranking Nacional aferido pela CBF.

Poder público

Brown comentou ainda sobre as principais demandas levadas ao poder público municipal e estadual para incentivar o futebol piauiense. “Os clubes profissionais sempre precisam de uma ajuda financeira como prefeituras e governos de outros estados concedem ao futebol. Então, iremos solicitar a Prefeitura para ajudar os clubes de alguma forma”, revelou.

Mais sobre: