Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialista comenta projeto de volta às aulas: "œé preciso vacinar os profissionais"

O PL já foi aprovado pelos deputados e agora seguirá para o Senado

23/04/2021 15:52

Diante da aprovação do projeto de lei que prevê a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia (PL 5595/20), o professor e doutor em Educação, Raimundo Dutra, defende que esse retorno aconteça de forma segura, com a imunização dos profissionais da educação. O PL já foi aprovado pelos deputados e agora seguirá para o Senado. 

Foto: Elias Fontenele 

“Nós não somos contra o retorno das aulas presenciais, nós estamos desejosos, ansiosos para que ocorra o retorno das atividades, mas queremos que ele aconteça de forma segura. É necessário que todos os profissionais que atuam nas instituições educacionais sejam vacinados”, disse.


O professor defende também a criação de protocolos sanitários rígidos para proteger docentes e alunos. “É necessário também um protocolo que dê segurança aos profissionais da educação. Além disso, é preciso que haja uma ampliação dos equipamentos, das tecnologias, tanto para professores como para alunos, para que possam desenvolver bem suas tarefas de ensinar e aprender”, completa.

Crítica

No Piauí, já existem protocolos que permitem o retorno presencial das aulas na rede particular de ensino. Dutra, contudo, fez uma crítica às medidas. Segundo ele, essas ações ainda não foram eficazes para o retorno seguro. 

“Os protocolos usados até aqui, infelizmente, não conseguiram garantir o retorno seguro. Nós estamos no ápice da pandemia, temos mais de 370 mil pessoas que já morreram, milhares de profissionais da educação perderam a vida durante a pandemia, mesmo estando em trabalho remoto com algumas atividades presenciais. Nenhum protocolo até agora é seguro para que haja o retorno das aulas presenciais”, disse.

Impactos

Dutra comenta ainda sobre o impacto da pandemia na educação. “Nós não temos dúvidas que um dos setores mais afetados com a pandemia é o setor da educação. Não temos dúvidas também que professores, alunos e até mesmo as famílias deles estão desejosos para o retorno. Mas, vale ressaltar, que o mais importante para nós é a vida. A preservação da vida de professores, alunos e de suas famílias”, disse.

Sobre o PL

O PL 5595/20 proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.

A relatora do texto, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar. Ela destacou que muitas crianças da periferia, fora da escola, não têm alimentação adequada e não estão necessariamente isoladas.

Mais sobre: