Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Campanha busca conscientizar população sobre poda de árvores em Teresina; veja

A iniciativa busca conscientizar a população sobre os riscos causados por vegetação na rede elétrica

17/05/2021 11:18

Teresina celebra o título de cidade verde há mais de um século e mesmo com a urbanização e crescimento ao longo dos anos, ainda é presente uma rica vegetação em todas as zonas da capital. Boa parte das árvores estão em áreas particulares, seja para proteção do calor, colheita de frutos ou mesmo pelo hobby de plantar em casa. Os benefícios são muitos, mas o cuidar das árvores também é necessário, sobretudo daquelas de médio e grande porte, que ao tocarem na rede de distribuição de energia podem causar acidentes e danos elétricos.

Foto: Ascom/Equatorial Piauí 

Quando uma árvore está em terreno particular, o proprietário é responsável pela poda e saúde dessa árvore contra cupins e parasitas. A podagem é uma medida preventiva e também um ato de cidadania, já que a manutenção dessas árvores diminui os riscos de acidentes com vegetação na rede elétrica. Somente em 2020, foram registrados em Teresina 120 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por vegetação na rede. Nos primeiros quatro meses deste ano, esse número já chega a 34 mil. Durante o episódio da virada do ano que houve quase 300 ocorrências por queda de árvore, 90% estavam em terrenos particulares. Buscando reduzir esses índices, Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina firmaram parceria para lançar a campanha “Plante cuidado e colha segurança. Cuidar das árvores é compromisso de todos”.

A campanha vai mostrar casos reais, para reforçar à população, que todos têm responsabilidade sobre as árvores que existem na cidade, inclusive aquelas em terrenos particulares. “Queremos, com essa ação em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado com a saúde das árvores, principalmente da poda para combatermos cenários críticos. Todos têm responsabilidade: a prefeitura cuida das árvores nos espaços públicos, a Equatorial Piaui da poda dos galhos que estejam muito próximos da rede elétrica e cada pessoa cuida das árvores que estão nos seus imóveis. Sem esse cuidado, todos perdem, até mesmo aqueles com árvores em casa, que podem ficar sem energia, perder equipamentos elétricos e ter até danos maiores”, diz Luiz Carlos Cardoso, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

“Precisamos cada vez mais nos preocupar com a preservação do nosso Meio Ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Essa campanha, em parceria com a Equatorial, só reforça ainda mais o nosso compromisso com o fortalecimento da gestão ambiental em nossa cidade. Precisamos trabalhar sempre juntos, poder público e sociedade civil”, afirma a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Elisabeth Sá.

A campanha “Plante cuidado e colha segurança. Cuidar das árvores é compromisso de todos” vai chegar ao público por diversos formatos, como em séries de reportagens, ações promocionais em espaços públicos, exemplo da distribuição de mudas com informações sobre os cuidados com as árvores, além da mídia tradicional e digital. 

Mais sobre: