• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Jovem morre ao sofrer descarga elétrica quando colocava celular para carregar

O adolescente teria encostado o dedo no pino da tomada quando foi conectar o carregador no interruptor. Ele veio a óbito ainda no lcoal.

11/07/2018 08:24h - Atualizado em 11/07/2018 10:40h

Um jovem de apenas 15 anos, identificado como João Lucas Campelo de Sousa Peres (foto abaixo), morreu no final da tarde desta terça-feira (10) em Teresina após sofrer uma descarga elétrica enquanto colocava o aparelho celular para carregar. O adolescente teria encostado o dedo no metal da tomada e acabou sendo atingido pelo choque, vindo a óbito ainda no local. 


João Lucas  (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a polícia, o jovem ainda chegou a ser socorrido pelos vizinhos, mas quando chegou ao Hospital do Dirceu já estava sem vida. Ele estava sozinho em casa no momento do ocorrido e foi sua mãe que o encontrou caído no chão do quarto. A perícia do IML atestou que o adolescente sofreu uma forte descarga na mão esquerda e que estaria molhado quando o acidente aconteceu. 

Segundo a perícia, o corpo do adolescente chegou com marcas roxas no braço e na altura esquerda do peito e mão estava rígida por conta da tensão muscular causada pelo choque. O adolescente teve uma parada cardíaca e morte imediata.

João Lucas morava com a mãe e o avô no Dirceu, era filho do sargento Peres, lotado no Rone, e estudava na turma do 1º Ano do Ensino Médio na Fundação Bradesco.

O que acontece no corpo em caso de choque

De acordo com o eletricista Gezivaldo Lima, as antigas tomadas que só possuem dois pinos, não isolam a área que fica exposta. “Quando uma pessoa manuseia a tomada de forma incorreta e acaba acidentalmente encostando o dedo no pino, a corrente tem acesso ao corpo dela e ela se torna um fio condutor de energia (fio-terra), que é por onde a corrente elétrica é balanceada para se estabilizar”, explica Gezivaldo.

O problema reside no fato de que a carga que vem da tomada é muito mais alta que aquela que o corpo humano suporta, o que causa danos físicos e até mesmo a morte. A partir de 9 miliampéres, a pessoa sente dor. De 9 a 20 miliampéres, além de dor, ela perde o controle muscular. Acima de 75 miliampéres, a descarga interfere no coração, provocando uma arritmia cardíaca, podendo levar a óbito.

Por: Maria Clara Estrêla e Geici Mello

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado