Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina realiza partos normais com alívio de dor através de hipnose

O enfermeiro obstetra enfatiza que o procedimento é conversado previamente com a paciente, que tem a autonomia de determinar se quer ou não a técnica.

26/09/2018 07:46

A hipnose é uma técnica antiga, que pode ser trabalhada de várias maneiras e uma delas é no controle da dor. Diante dos benefícios do método, ele está sendo usado, em maternidades de Teresina, durante o trabalho de parto e os resultados têm sido surpreendentes.

Vagner Ferreira dos Santos é enfermeiro obstetra e hipnoterapeuta da Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), no bairro Dirceu. Ele realizou a hipnose em duas pacientes que estavam em trabalho de parto, um na última sexta-feira (21) e outro segunda-feira (24). Ele conta que foram usadas técnicas de relaxamento para aliviar as dores do parto.

“O parto foi normal e as pacientes relataram apenas um peso na barriga na hora o nascimento. Elas estavam mais relaxadas e com a dor mais aliviada ou sem dor nenhuma. Durante o trabalho de parto, as dores foram quase zero em relação à dor. Elas ficam conscientes e orientadas a todo momento, diferente do que pensam sobre a hipnose, que deixa a pessoa dormindo. Isto não existe, o que acontece é apenas estado de relaxamento”, conta.


Jakeliny Borges não hesitou em aceitar a técnica e comemora o resultado positivo. Foto: Assis Fernandes/ODia

O enfermeiro obstetra enfatiza que o procedimento é conversado previamente com a paciente, que tem a autonomia de determinar se quer ou não a técnica. Para a hipnose dar certo, é necessário que a paciente permita e esteja aberta a aceitar a técnica. Segundo ele, o ideal seria trabalhar o método com a paciente no pré-natal, mas como a maternidade já recebe a paciente em trabalho de parto, esse contato acontece horas antes do nascimento do bebê.

“Com a hipnose, nós damos sugestões, tentando mudar ideais. Se a paciente está sentindo dor ou está com uma grande expectativa, a gente fala que a partir de agora ela vai sentir apenas uma vibração e, que cada vez que acontecer, a paciente vai relaxar cada vez mais. Durante o tra-nse, toda vez que eu estalo os dedos (signo-sinal), a paciente entra em um estado de relaxamento e vamos reforçando que as dores irão embora”, explica.

No Piauí, nenhuma maternidade pública ou privada implantou a técnica de hipnose no trabalho de parto. A expectativa da Maternidade Wall Ferraz é expandir esta modalidade e proporcionar às pacientes uma melhor experiência durante o parto.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: