Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suicídio entre homens cresceu mais de 48% em dez anos no Piauí

Piauí é o terceiro estado com maior taxa de todo o país, atrás apenas de Rondônia (120%) e Maranhão (58,8%).

22/09/2018 12:35

O percentual dos casos suicídios entre a população masculina piauiense cresceu cerca de 48,8%, entre os anos de 2007 e 2016, e é terceira maior de todo o país, atrás apenas de Rondônia (120%) e Maranhão (58,8%). No Brasil, a taxa de mortalidade por suicídio era de seis pessoas para cada 100 mil habitantes em 2016.

Os dados correspondem ao estudo mais recente do Ministério da Saúde apresentado na última semana e não contém estatísticas em relação ao suicídio entre as mulheres no Estado, apontando somente aqueles com as maiores taxas: Amazonas (88,3%), Rondônia (65,5%) e Alagoas (45,8%).

Por conta do alto índice de mortalidade causada por suicídio, o Ministério da Saúde disponibilizou recursos de até R$ 1,4 milhão como incentivo financeiro para implantação de Projetos de Prevenção ao Suicídio no Piauí e em mais cinco estados da federação.

Além disso, a gratuidade das ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) foi garantida por convênio com o Ministério da Saúde, onde foram repassados recursos de R$ 500 mil. Em 2017, o Centro recebeu dois milhões de ligações de cidadãos em busca de ajuda, o dobro do registrado em 2016. A expectativa é que em 2018 o índice seja de dois milhões e meio de chamadas.

De acordo com o órgão, as ações integradas para promoção da saúde, vigilância, gestão e cuidados para prevenção do suicídio estão sendo desenvolvidas pelas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS).

Vale lembrar que este é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”.

Edição: Ithyara Borges
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: