Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Salas de vacina tem boa procura no primeiro dia de campanha

A capital conta com 104 salas de vacinas que estarão imunizando todas as crianças entre um ano de idade até menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias).

07/08/2018 07:16

O primeiro dia de Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo movimentou bastante as salas de vacina de Teresina. A capital conta com 104 salas de vacinas que estarão imunizando todas as crianças entre um ano de idade até menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), e a meta é vacinar 49.330 crianças.

O advogado Diego Ramone (33) não perdeu tempo e levou as duas filhas, Maria Flor (02) e Flora (03), para tomar as vacinas. Ele conta que ficou sabendo da campanha através da propaganda na televisão e optou por levar as filhas logo no primeiro dia por ser, geralmente, mais tranquilo. 

“Decidi vir logo porque a primeira semana é mais tranquila, já que a procura é menor nos primeiros dias. Como as pessoas costumam deixar tudo para última hora, então as salas sempre ficam muito lotadas, inclusive pode até faltar vacina”. Disse. Ele enfatiza que sempre acompanha o calendário de vacinação e reforça a importância de manter as crianças vacinadas. “Vacinar é muito importante e a prevenção deve vir em primeiro lugar”, completa. 

Foto: Poliana Oliveira/O Dia 

Quem também levou a filha para vacinar foi a atendente Vanessa Sousa (21). Ela explica que ficou sabendo da campanha através da enfermeira do posto de saúde, enquanto cumpria vacinas do calendário. A atendente lembra da importância em vacinar e pontua os riscos que as crianças correm ao ficarem desprotegidas.

“Eu trouxe a Ana Francisca (03) para vacinas de rotina e a enfermeira me avisou da Campanha e do surto de sarampo que estava tendo do País. Então, para não correr risco de deixá-la desprotegida, eu a trouxe logo. A vacinação é muito importante porque se ela adoecer é muito pior e mais perigoso, então é melhor prevenir”, acrescenta. 

A técnica da sala de vacina do Centro de Saúde Cecy Fortes, Alexandra Belfort, comenta que as primeiras horas da manhã foram bastante movimentadas e que muitos pais estão atentos à campanha de vacinação. Ela reforça os cuidados em cumprir o calendário de vacina e o compromisso que os pais devem ter com os filhos.

“A procura está significativa, então isso quer dizer que as pessoas estão ouvindo o chamado da campanha, e para o primeiro dia começou muito bem, com a presença de crianças de todas as idades. Tomar a vacina previne muitas doenças, por isso é importante que os pais fiquem atentos e acompanhem o calendário de vacinação, principalmente porque está tendo esse surto de sarampo, o que requer atenção redobrada. Aqui no Centro Ceci Fortes funcionamos de 8h às 12 e das 13h às 17h”, finaliza.

Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal O Dia.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: