Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PI ainda não definiu se vai liberar vacina contra a gripe a toda a população

Sesapi informou que vai se reunir amanhã para definir os detalhes sobre a continuidade da vacinação no Estado. Em todo o Brasil sobraram 10 milhões de doses da vacina.

04/06/2017 13:48

Com o término da campanha nacional de vacinação contra a gripe para grupos prioritários, o Ministério da Saúde autorizou na última sexta-feira (02) a liberação da vacina para toda a população. No entanto, o Piauí faz parte do grupo de seis Estados que ainda não decidiram se vão liberar as doses para todos os públicos ou não.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) afirmou que a liberação não começa nesta segunda-feira (05) porque será feita uma reunião para definir os detalhes. Já a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) confirmou o início da vacinação para o público geral a partir de amanhã. Até sexta, o Estado tinha vacina 73,03% do público-alvo da campanha.


Foto: Arquivo O Dia

Além do Piauí, os Estados que ainda não decidiram se liberam ou não as doses da vacina são o Amazonas, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais e Paraíba.

Na sexta-feira (02) o Ministério da Saúde anunciou a liberação para todas as faixas etárias devido à sobra nos estoques da vacina. A medida só é válida neste ano. Segundo o órgão, em 2017, o Brasil registrou poucos casos de influenza por conta da baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo da campanha procurou menos os postos de saúde.  Em todo o país ainda há 10 milhões de doses da vacina, de um montante de 60 milhões que foram adquiridas. 

Por: Maria Clara Estrêla com informações do G1
Mais sobre: