Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parceria garante cirurgia gratuita de lábio leporino

Além da cirurgia plástica, o programa oferece o tratamento completo.

18/02/2014 16:58

Pelo menos 5 mil crianças nascidas com fissuras de lábio e palato, conhecido como lábio leporino, já foram beneficiadas com cirurgia gratuita através de parceria com a Smile Train e a Associação Piauiense de Combate ao Câncer. Presente em mais de 80 países, a organização une diferentes origens e culturas em prol da solidariedade às crianças e adultos que não teriam condições de arcar com os custos da cirurgia.

Além da cirurgia plástica reparadora do lábio leporino, o programa oferece o tratamento completo para o paciente fissurado, com nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, assistentes sociais e psicólogos, para que haja um trabalho social com as famílias das crianças que sofrem com o problema. 

Para que as cirurgias sejam feitas com o que há de mais moderno, a organização oferece subsídios para a compra de equipamento para os centros cirúrgicos. Além do transporte dos pacientes e médicos. A Smile Train ainda disponibiliza ajuda financeira para cobertura das despesas com alimentação e abrigo durante a estada no hospital.

Para conseguir cirurgia gratuitamente, o interessado precisa se dirigir ao Hospital São Marcos e pedir um agendamento de consulta com o setor de fissura lábio palatina. Nessa consulta, o médico irá avaliar se o paciente está apto a fazer a cirurgia, através de exame de sangue e análise do peso ideal, entre outros fatores. Depois da cirurgia, o paciente é encaminhado para outras especialidades, como nutrição, fonoaudiologia e ortodontia, para dar procedimento ao tratamento. 

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: