Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulheres aderem à técnica de Low Poo e No Poo em busca de cabelos saudáveis

O processo tem se tornado alternativa para quem busca por elementos naturais no trato com o cabelo e espera evitar o uso de substâncias químicas

24/01/2016 08:26

Para quem nunca ouviu falar nas técnicas de Low Poo e No Poo, os nomes em inglês podem soar com certo estranhamento. A tradução das expressões já ajuda a entender mais sobre a ideia. ‘Low poo’ quer dizer ‘pouco shampoo’, enquanto o ‘No poo’ sugere o não uso de shampoo. Quem busca por elementos mais naturais no trato com o cabelo encontra nas técnicas uma forma de se livrar de algumas substâncias químicas.
A novidade foi popularizada pela inglesa Lorraine Massey no livro “Curly Girl: The Handbook” (“O Manual da Garota Cacheada”, em tradução livre). Foi por conta do livro e de muita pesquisa na internet que Shaianna Araújo, 25, conseguiu encontrar satisfação na maneira de cuidar com os fios. “Descobri a técnica quando passei por processo de transição capilar, eu deixei de usar químicos e procurei opções mais sustentáveis, mais saudáveis para cuidar dos meus cachos, isso em julho de 2015”, lembra.
O processo de transição veio com a satisfação de assumir e cuidar dos cachos. No Low Poo, a técnica possibilita o tratamento dos fios sem uso de sulfatos, ingrediente presente na grande parte dos shampoos comuns e responsável por limpar os fios.
A questão levantada pela técnica é que os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural. Assim, a ideia do low poo é garantir uma limpeza adequada e a hidratação dos fios, principalmente para cabelos cacheados, os mais prejudicados com a substância.
“Para parar de usar os sulfatos, você também tem que para de usar os petrolatos, que são as parafinas líquidas, vaselina e demais produtos, que são muito baratos, são usados em larga escala, mas não tem nenhum potencial de tratamento real. É como se você colocasse um filme plástico em cima do seu cabelo, aquilo não vai tratar e para tira-lo você vai precisar do sulfato, que age como um detergente. Ai você entra num ciclo vicioso que vai danificando o cabelo”, explica Shaianna.
Ao retirar o sulfato, o método garante a limpeza dos fios com a contribuição de substâncias a exemplo do Cocamidopropyl Betaine na fórmula, que auxilia na limpeza e no condicionamento dos fios limpando silicones solúveis e insolúveis em água. Para quem está iniciando a técnica, a maneira mais convencional é utilizar um shampoo sem sulfato mais condicionador para cuidar dos cachos.
Atualmente, não é missão difícil encontrar os produtos no mercado. Como uma apaixonada por cabelos, Shaianna tem uma variedade grande dos tipos de produto específicos para a técnica. “Faço um investimento trimestral mais ou menos, mas o meu se torna um pouco alto porque costumo usar produtos profissionais. Em contrapartida, eles têm uma duração bem maior”, destaca. Além do Low Poo, as técnicas de No Poo e Co- Wach são opção para continuar com o tratamento capilar com redução de químicos.
Ganhando popularidade, técnica exclui o shampoo da limpeza dos fios
Lavar os cabelos sem shampoo. A ideia que parece inadequada é o que explica a existência da técnica de limpeza do No Poo (“Não Shampoo”). Ao substituir o uso de shampoos comuns e deixar o cabelo livre de sulfatos, a proposta exige que seja realizado o “co-wash”, técnica que promete deixar as madeixas limpas só com o uso do condicionador.
Quem segue o No Poo não utiliza shampoo para higienizar os fios. A técnica é mais radical que o Low Poo, já que nessa o uso de shampoos é liberado desde que sejam livres de determinadas substâncias, como o sulfato. Para o No Poo, o co-wash é o grande trunfo da proposta porque ajuda a manter os fios limpos e hidratados.
A universitária Brenda Lima sabe passo a passo da técnica. Ela ficou interessada pelo tema há cerca de seis anos, quando encontrou informações sobre as técnicas que reduzem ou excluem o uso de shampoos para limpar e tratar os fios na internet.
“Eu comecei em 2010 pesquisando técnicas para cuidar de cabelo cacheado. No tempo do Orkut, tinha uma comunidade para cabelos cacheados e nos tópicos eu vi que as pessoas comentando sobre essa técnica, que foi originada nos EUA. No começo, não tinha produtos facilmente disponíveis e foi muito difícil. Um tempo depois comecei com low poo e hoje faço no poo”, explica a jovem.
Brenda explica que progressivamente a adesão à técnica trouxe benefícios reais. “Hoje eu sei que estou usando um produto que não vai ser agressivo para meu cabelo, que realmente vai tratar, é só beneficio, quando eu usava shampoo convencional meu cabelo ficava muito ressecado. Depois li que o shampoo pode responsável por até 50% do volume do cabelo”, afirma.
A decisão pelo uso contínuo da técnica exige o condicionador ideal. Isso porque o produto deve ser isento de parafina líquida, silicones e derivados do petróleo em geral --ingredientes muito comuns nos cosméticos e que criam uma “capa” sobre o fio. É importante não utilizar produtos que tenham ativos como “petrolatum”, “mineral oil”, “paraffinum liquidum”, “isoparaffin”, “isododecane”, “dimethicone” e “alkane”.
A relação de custo e benefício é vantajosa para a técnica. Segundo Brenda, a maioria dos produtos podem ser adquiridos a preços muito acessíveis. “No começo bem é complicado você se adaptar, mas depois de encontrar os produtos e entender todos os passos fica claro os benefícios. Hoje eu já influencio muitas pessoas e as amigas começaram a aceitar meus seus cachos”, finaliza

A matéria completa você confere na versão impressa do Jornal ODIA deste domingo (24).

Por: Glenda Uchôa - jornal O DIA
Mais sobre: