Ministério da Saúde desmente boatos sobre casos de Ebola no Maranhão

Falsa informação está circulando pelo Whatsapp e pelas redes sociais.

18/08/2014 09:13h

Compartilhar no

O Ministério da Saúde desmentiu o boato que circula pelas redes sociais e Whatsapp de que um nigeriano teria chegado a São Luís e se internado no Hospital Universitário do Maranhão com diagnóstico do vírus Ebola. Em nota. o órgão esclareceu que não há caso suspeito ou confirmado da doença no Brasil. "Vale ressaltar que o risco de transmissão para o país é considerado baixo", diz o comunicado enviado à imprensa. 

De acordo com os dados oficiais divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os países acometidos pelo surto do vírus Ebola são Guiné, Libéria e Serra Leoa, todos situados na África Ocidental.

O Ministério da Saúde recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública. 

Como a doença é transmitida pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, a transmissão para outros continentes é considerada como pouco provável. A OMS não recomenda quaisquer medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados.

Compartilhar no
Edição: PortalODIA.com

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário