Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da saúde antecipa campanha de vacinação contra gripe em Teresina

Os grupos prioritários, aqueles que estão mais propensos a doença, devem estar atentos as datas de vacinação.

27/03/2019 10:04

O inicio da Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipado para o dia 10 de abril em Teresina. A data foi alterada após articulação entre o Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, Anivsa e Fundação Oswaldo Cruz. Primeiramente o inicio da campanha deveria ocorrer  dia 15 de abril. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os componentes dos grupos prioritários de vacinação são: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.


Foto: Reprodução

Amariles Borba, diretor da vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), conta que a vacinação será duas fases dividas por grupos de risco. “ Recebemos um informativo nacional de que a campanha seria antecipada. Na primeira fase vacinaremos gestantes e crianças de 11 meses e 29 dias até 5 anos. Na oportunidade também será realizada a atualização das cadernetas de vacinação conforme o calendário nacional”, disse. 

Em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chega a sua 21ª edição. Neste ano, a vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e a influenza do tipo B Victoria. A primeira fase será de 10 a 22 de abril e a segunda de 22 de abril a 31 de maio. 

Edição: Adriana Magalhães
Por: Geici com informações da FMS
Mais sobre: