Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Maternidade investiga foto de gato ao lado de bebê em incubadora

Segundo a unidade de saúde, a investigação está sendo realizada através das câmeras de segurança e uma perícia também foi solicitada para averiguar se a imagem é verídica.

20/03/2019 17:47

Em nota enviada à imprensa, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) informou que abriu uma investigação para apurar a denúncia de que um gato teria sido visto ao lado de um bebê prematuro supostamente nas dependências da maternidade. Segundo a unidade de saúde, a investigação está sendo realizada através das câmeras de segurança e uma perícia também foi solicitada para averiguar se a imagem é verídica ou se seria uma montagem. 

A maternidade também alertou para o fato da imagem da criança ter sido amplamente divulgada através das redes sociais, lembrando que, segundo o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA), "é crime publicar imagens de crianças e adolescentes, mais grave ainda em situação delicada de um bebê prematuro, que inspira cuidados internado em uma Unidade Hospitalar". Outro fato mencionado pela unidade de saúde foi o uso de aparelhos celulares dentro das instalações da Maternidade onde se manuseiam pacientes.

A imagem que resultou na abertura da investigação pela maternidade foi divulgada através das redes sociais supostamente por um médico da unidade. Na foto, um gato está sentado ao lado de uma incubadora com um bebê prematuro.

A Maternidade foi alvo de polêmica após ter sido parcialmente interditada em novembro de 2018.Na época, o Conselho Regional de Medicina informou que o número de mortes de recém-nascidos na Evangelina Rosa dobrou somente de setembro a outubro. Dentre os problemas encontrados na MDER durante a inspeção do CRM, verificou-se a falta de insumos, falta de equipamentos médicos como cateteres e sondas, falta de medicamentos, inclusive os de uso anestésico. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: