Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 80 mil piauienses precisam de cirurgia bariátrica, aponta estudo

Essas pessoas precisam da cirurgia por uma questão de saúde ou porque não conseguem perder peso apenas com dieta e exercício físico.

10/07/2018 14:25

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aponta que 81.204 piauienses estão elegíveis para realizar o procedimento, ou seja, precisam da cirurgia por uma questão de saúde ou porque não conseguem perder peso apenas com dieta e exercício físico.

São elegíveis à cirurgia bariátrica, pessoas com diabetes mellitus Tipo 2, com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 e 35 Kg/m2, e ausência de resposta ao tratamento clínico. Já os pacientes com IMC maior que 35, com doenças associadas à obesidade ou acima de 40 - considerada obesidade mórbida – também precisam da cirurgia.

No Brasil 4,9 milhões de pessoas são elegíveis ao procedimento. No nordeste, Pernambuco é o estado com maior número, totalizando 315 mil. O segundo estado em número de pessoas aptas a operar é a Bahia, com 283 mil pessoas, seguida do Ceará com 196 mil, Alagoas com 106 mil, Paraíba com 87 mil e Rio Grande do Norte 82 mil pessoas. O Piauí ocupa o penúltimo lugar no ranking e o Sergipe está em último, com 65 mil pessoas precisando da bariátrica.

De acordo com a mais recente pesquisa da SBCBM, foram realizadas 105.642 mil cirurgias no ano de 2017 no país, ou seja,  5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado.

Pelo SUS o número de cirurgias bariátricas cresceu 215% entre os anos de 2008 e 2017. O crescimento anual médio é de 13,5%. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Caetano Marchesini, o aumento disparado ocorre porque muitos brasileiros deixaram de ter planos de saúde, o que levou ao aumento da procura pelo Sistema Único de Saúde. “Os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo são os que mais realizam cirurgias bariátricas. Juntos, eles fazem mais de 82% dos procedimentos pelo SUS no país”, informa. 


População elegível à cirurgia bariátrica no Brasil

Por: Nayara Felizardo, com informações da SBCBM
Mais sobre: