Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 240 cubanos atuam no Piauí através do programa Mais Médicos

Médicos demonstram resultados importantes e atuam em 144 municípios através do programa

04/09/2016 09:47

O Piauí é um dos estados mais beneficiados pelo Programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo Governo Federal, com objetivo de ampliar a qualidade da Atenção Básica em municípios de menor porte. Atualmente, 344 médicos atuam no estado, distribuídos em 144 municípios. Do total de profissionais atuando no estado, 244 são cubanos, que apesar das polêmicas em torna de sua atuação, demonstram resultados importantes para a melhoria do atendimento à população. 

A coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga, pontua que, nos três anos de existência, o programa já causou um impacto significativo nos atendimentos da Atenção Básica no Piauí. Ela lembra que existia uma rotatividade muito grande entre médicos nos municípios do interior do estado, o que foi solucionado após a chegada dos profissionais estrangeiros. 

“A avaliação que fazemos desse programa no Piauí é sempre muito positiva. O fato de conseguir fixar médicos no município traz uma melhoria na assistência à população, principalmente, nos locais onde os gestores não conseguiam fixar médicos. É um balanço muito positivo, saber que a população vai na unidade de saúde com a certeza de que vai encontrar um profissional realizando os atendimentos”, avalia. 

Foto: Divulgação

A fixação dos médicos nos municípios de menor porte contribuiu também para a maior facilidade no acesso ao atendimento. De acordo com um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a implantação do Mais Médicos proporcionou, em média, um aumento de 33% no número de consultas mensais na atenção básica, além do crescimento de 32% no número de visitas domiciliares realizadas pelos médicos, nos municípios beneficiados pelo programa. 

“O médico cria um vinculo com as famílias e com o município. ele conhece de perto os principais problemas de saúde dos moradores. Isso diminui custos do atendimento, e também causa uma melhoria na qualidade da atenção à saúde, que passa a ser ofertada de maneira mais humana”, comenta Idvani Braga. 

Outro impacto causado pelo programa Mais Médicos é a diminuição das taxas de mortalidade infantil no estado. Em alguns municípios, esse índice chegou perto de zero. Segundo a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, o resultado foi alcançado pela maior oferta do acompanhamento Pré-Natal. “Sabemos que não é o único fator que contribuiu para a diminuição, mas, com certeza, a amplia- ção da atenção à saúde foi de fundamental importância para isso”, ressalta.

Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: