Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais da metade dos jovens teresinenses tem HPV, diz Ministério da Saúde

Teresina está em 11º lugar no ranking de prevalência de casos de HPV entre os jovens, ficando à frente de capitais mais populosas como São Paulo e Recife.

28/11/2017 17:29

Dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde apontam uma prevalência de 54,3% de casos de HPV entre jovens teresinenses, com idade dos 16 aos 25 anos. De acordo com a pesquisa, a doença sexualmente transmissível atinge mais da metade da população de Teresina, colocando a capital piauiense em 11º lugar no ranking de prevalência de casos de HPV entre os jovens, ficando à frente de capitais mais populosas, como Recife, Fortaleza, São Paulo e Curitiba. 

A pesquisa faz parte do projeto POP-Brasil-Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV e foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Ao todo, foram entrevistadas 5.812 mulheres e 1.774 homens em todo o país, sendo a média de idade de 20,6 anos. Segundo o estudo, 16,1% dos jovens tem alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. A nível nacional, a prevalência estimada de HPV foi de 54,6 %, sendo que 38,4 % destes participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

Ainda de acordo com a pesquisa, a capital com a maior taxa de prevalência de HPV é Salvador, com 71,9% da população infectada. Em seguida, aparecem Palmas (61,8%), Cuiabá (61,5%) e Macapá (61,3%). Na outra ponta da lista, com a menor prevalência, está Recife, com índice de 41,2%. A cidade de São Paulo tem taxa de 52%, próxima do índice nacional. Já os municípios de Brasília, Campo Grande e Belo Horizonte não informaram dados suficientes para que a estimativa fosse fechada. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018.

O que é o HPV?

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais.  Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

Vacina

A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos. Neste ano, o imunizante também ficou disponível para meninos de 11 a 14 anos. Embora a vacina seja gratuita e esteja disponível em todos os postos de saúde do País, o governo federal tem tido dificuldades de alcançar a cobertura vacinal ideal. Nos últimos anos, a taxa de adesão tem ficado em 50%.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Por: Nathalia Amaral, com informações do Ministério da Saúde.
Mais sobre: