Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HUT registra aumento de 100% nas agressões físicas em uma semana

No último final de semana, o HUT atendeu 22 vítimas de agressão física e 84 vítimas de acidentes com motocicletas.

10/07/2017 14:17

O atendimento às vítimas de trauma no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesse último final de semana bateu mais um recorde. Somente no último final de semana, o HUT atendeu 22 vítimas de agressão física e 84 vítimas de acidentes com motocicletas. Se comparado com o final de semana anterior, esses números representam um aumento de 100% e 50%, respectivamente. No geral, o HUT realizou nos últimos dois dias (8 e 9) 304 atendimentos e 63 cirurgias, um aumento de 7% e 23%.

O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, explica que o aumento nesse tipo de atendimento já é considerado normal no início de cada mês, porém, esse último final de semana foi atípico. “Ficamos surpresos com esse aumento da demanda de vítimas de trauma em um final de semana considerado normal. Como somos referência para todo o Piauí, para esse tipo de atendimento, estamos sempre preparados para atender grandes demandas. Conseguimos atender todos com a mesma resolutividade”, afirma.

No último feriado prolongado, o HUT registrou um aumento de 160% no atendimento de vítimas de espancamento e 140% de vítimas de arma de fogo, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram atendidas 41 pessoas vítimas de agressão física, dentre as quais 13 foram vítimas de espancamento, 12 de arma de fogo e 16 de arma branca. Com relação aos acidentes de trânsito foram atendidas 134 vítimas, sendo 109 vítimas de acidentes com motocicletas, 10 vítimas de acidentes com carro e 15 atropelamentos.

Com o objetivo de agilizar ainda mais o atendimento para esses pacientes considerados graves, o HUT abriu no começo desse ano um acesso exclusivo. Essa medida facilitou o acesso do paciente à sala de estabilização e diminuiu o tempo de resposta das equipes. De acordo com o gerente do Pronto Atendimento do HUT, Nagele Lima, um paciente grave necessita de um atendimento rápido e a abertura dessa nova porta está otimizando esse fluxo. 

“Agora, quando um paciente grave chega ao HUT, na ambulância de suporte avançado do SAMU, ele tem acesso direto a sala de estabilização. Nesse local ficam de plantão 24 horas profissionais especializados com capacidade de realizar todos os procedimentos necessários para estabilizar o paciente de forma otimizada”, destaca o médico. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: