Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialista dá dicas essenciais para praticar jejum intermitente

Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada, dá dicas que vão ajudá-la a praticar o jejum de forma eficaz, obtendo resultados e benefícios.

31/05/2017 10:34

O jejum intermitente tem sido uma prática muito utilizada para perder peso. A apresentadora Sabrina Sato passou 14 horas sem se alimentar para preparar o corpo para Carnaval e a atriz Deborah Secco chegou a ficar 23 horas sem comer para eliminar o quilos que ganhou na gravidez. Além de contribuir com o emagrecimento e queima de gordura - sem que ocorra perda de massa magra e mantendo o metabolismo acelerado -, especialistas defendem a tese de que ficar um período sem ingerir alimentos traz benefícios para a saúde, como promover a longevidade.

Apesar de ser visto com bons olhos por profissionais, o jejum intermitente é, muitas vezes, condenado por praticantes, que não veem resultados ou não se sentem bem. Isso acontece porque muitas pessoas praticam o jejum de forma errada. Fazer jejum e se alimentar mal no restante do tempo, por exemplo, pode dificultar o processo. Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada, dá dicas essenciais para quem quer aderir à prática de forma eficaz.

Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada (Foto: Arquivo pessoal)

CORRIJA A ALIMENTAÇÃO

O primeiro passo para começar o jejum intermitente, segundo Rodrigo, é mudar a alimentação, caso ela não seja correta. "Se iniciarmos a prática com uma alimentação de má qualidade - rica em carboidratos processados, refinados e açúcares - temos maiores chances de sentirmos mais fome e fraqueza", explica.

O especialista usa o termo alimentação forte para falar de um estilo de vida alimentar baseado no consumo de alimentos reais e nutritivos. "O primeiro passo é retirar o máximo possível da sua dieta alimentar o consumo de refinados, processados e açucarados como pães, massas, bebidas adoçadas em geral e sobremesas. Você deve aumentar o consumo de gorduras boas, proteínas de qualidade e carboidratos inteligentes." Alguns exemplos de alimentos que se encaixam nesses grupos citados pelo especialista são carnes de procedência, peixes, azeite de oliva, óleo de coco, folhas, legumes no geral, nozes/castanhas, abacate, entre outros. "Com esse tipo de alimentação, a prática acontecerá de forma muito mais saudável, fácil e natural."

Rodrigo explica que é normal sentir fome no início. "Ao começar a fazer o jejum intermitente corretamente, saiba que a sensação de fome pode ocorrer naturalmente, porém, essa sensação tenderá a vir como uma onda leve que vem e vai. Uma sensação de fome normal jamais deixará você irritado e nervoso ou fará você sofrer. Se isso acontecer, provavelmente a alimentação ainda não está em ordem."

ESTABELEÇA OBJETIVOS REALISTAS

Rodrigo explica que é comum não conseguir praticar o jejum intermitente quando não se estabelece objetivos realistas. Para o jejum ter efeito e trazer benefícios, o especialista diz que o ideal é ficar mais de 12h sem comer. Ele costuma indicar para os seus pacientes o protocolo 16/8, em que deve-se ficar 16 horas em jejum e comer nas outras oito horas. Porém, como um primeiro objetivo, ele sugere o período natural de 12h. "Se você jantar às 20h, por exemplo, e tomar o café da manhã as 8h, são 12h de jejum incluindo a noite de sono."

Depois de se conseguir seguir essa prática básica diariamente, pode-se estabelecer um próximo objetivo: 16/8. "Nesta etapa, você pode escolher dois dias na semana para ficar 16h em jejum. Você pode jantar às 20h num dia, acordar no outro e pular o café da manhã e depois almoçar às 12h", sugere.

Rodrigo diz que o início é um período mais difícil, mas que tudo é questão de tempo. "Toda mudança é mais desafiadora no começo, porém, fazendo tudo na ordem certa, de forma correta e com calma, você tenderá a acelerar o período de adaptação. Permita que seu corpo se adapte à sua nova prática, dê tempo a seu corpo. Jejuar é um hábito muito antigo, natural e praticado por centenas de milhões de pessoas todos os dias por motivos religiosos e de estilo de vida. Nosso corpo sabe lidar com isso!"

HIDRATE-SE

Durante o jejum é importantíssimo manter a hidratação do corpo ingerindo líquidos. Bebidas como água com e sem gás, chá e café sem adoçante ou açúcar são permitidas e vão tornar a prática do jejum até mais fácil. O consumo de gorduras puras [como óleo de coco e manteiga] também não quebra o jejum. Uma boa opção é misturar os ingredientes ao café, pela manhã, para ajudar na sensação de saciedade durante o jejum. Mas sem exageros, principalmente se o seu objetivo for perder perder peso, pois apesar de trazerem befícios, as gorduras são calóricas.

Fonte: Marie Claire
Mais sobre: