Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enquanto aumenta a demanda, número de doações de sangue caem

Nas últimas semanas o HEMOPI registrou uma queda de 30% nas coletas em Teresina

06/07/2017 12:09

O HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí) registou nas últimas semanas uma queda nas doações de sangue. O centro tem em média de 2 mil a 5 mil doações por mês, porém houve uma queda recente de 30% em cima desse valor, o que corresponde a cerca de 1500 doações. Em contrapartida esse é o período onde há mais precisão de bolsas de sangue, pois o índice de acidentes/cirurgias é mais alto.

A coordenadora de captação do Hemopi, Beatriz Sousa afirma que no período de férias e em feriados prolongados há uma queda nas doações, porém, esse número atual é bastante preocupante, pois nesse mesmo período é onde os hospitais mais precisam de bolsas. “ Sempre pedimos que as pessoas passem no centro para doarem sangue antes de viajarem. Em parceria com empresas e instituições, também são feitas coletas externas e internas. Tudo para tentar amenizar essa queda”.

Segundo a assessora do Centro, Maria Teixeira, várias campanhas são realizadas ao longo do ano para mobilizar a população a doarem sangue.“ Estamos sempre trabalhando em parcerias. Nessa época de férias é onde mais precisamos de ações que incentivem a população a doar. É um ato em prol do bem de todos”, disse.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar saudável e alimentado. Não pode haver ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Menores de idade só poderão doar com autorização do responsável. O Hemopi funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, e para doar é preciso levar um documento original com foto. Também é possível agendar a doação pelo site www.hemopi.pi.gov.br.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: