Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

De quatro teresinenses, apenas um pratica atividade física

Prática de exercícios ajuda a combater problemas de saúde.

08/04/2016 07:20

O Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados em 6 e 7 abril respectivamente, chamam atenção da população para a importância do cuidado com a saúde, a fim de alcançar uma melhor qualidade de vida. Segundo o cardiologista Elisiário Cardoso, presidente da Sociedade Médica Brasileira no Piauí, Teresina é uma das cidades mais sedentárias do país.


“O Brasil é um país sedentário, somente 51% da população brasileira pratica algum grau de atividade física, o que é muito baixo. É um dado alarmante e a sociedade precisa se conscientizar que uma prática regular de atividade física vai possibilitar um bem-estar social muito grande. Em Teresina, apenas 26% da população pratica alguma atividade física, ou seja, nossa cidade ainda é mais sedentária que o país inteiro. De quatro teresinenses, somente um pratica atividade física”, relata o cardiologista.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso. O sedentarismo é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Elisiário Cardoso diz que há estudos que provam melhora na qualidade de vida das pessoas que praticam atividade física, além de uma prorrogação da estimativa de vida. “Há estudos que comprovam que a vida de quem pratica atividade física é prolongada. Eles falam que essa atividade precisa ser principalmente aeróbica e durar cerca de 150 minutos por semana, dividido em três a cinco dias”, relata o presidente da Associação Médica Brasileira no Piauí.

Benefícios

Por sua vez, o educador físico Pedro André Nunes recomenda a prática de exercícios para pessoas de todas as idades. “A atividade física é muito importante em todas as faixas etárias da vida do ser humano. Na infância, ela ajuda no desenvolvimento motor e nas atividades motoras da criança; na fase adulta, ela traz vários benefícios: ajuda a controlar o peso corporal, contribui para deixar ossos, articulações e músculos sadios; ajuda aliviar o índice de queda entre idosos; ajuda a aliviar a dor da artrite e artrose e os sintomas ansiedade e depressão”, garante.

Pedro recomenda que exercícios sejam realizados ao menos três vezes por semana e fala que doenças, como o câncer, são evitadas. “Você realizando atividades regularmente ocorrerá não só uma melhora na sua saúde, mas o índice de morte prematura vai baixar, porque elas ajudarão a controlar os batimentos cardíacos, evitarão um ataque cardíaco, ajudarão a reduzir a pressão arterial em pessoas que já tem hipertensão e diminuir a probabilidade de se ter câncer”, completa.


Por: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: