Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chega de sedentarismo, vamos nos movimentar!

A prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde.

03/02/2020 12:56

A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. A minha vida se transformou drasticamente e positivamente desde que comecei a correr, fazer musculação e praticar yoga (de longe, a melhor atividade de todas pois une concentração, equilíbrio e força). Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.  Dos principais benefícios que a pratica atividades físicas trazem, consigo sentir quase todos eles e posso afirmar: é muito bom, é ter felicidade, disposição pra vida. As atividades físicas geram benefícios não só para o nosso corpo, mas também para nossa mente. É por isso que a prática dessas atividades é tão recomendada por todos os profissionais de saúde.

  • A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
  • As atividades físicas controlam os níveis de colesterol.
  • A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade (com os altos índices de suicídios, praticar exercícios é vital).
  • A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.
  • A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima.
  • A atividade física é importante para o controle de peso.
  • Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional.
  • A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono.
  • As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo.
  • A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
  • A prática de atividades físicas por idosos garante uma maior autonomia (já falamos aqui sobre como ter independência quando chegar à terceira idade).
  • A atividade física é importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar as atividades do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, as quais podem ser graves em certas idades.
  • A atividade pode melhorar o convívio social.
  • A atividade física dá mais disposição para a realização das atividades diárias.

Atenção

Antes de iniciar a prática de uma atividade física, converse com o seu médico e veja quais podem ser realizadas por você. Além disso, determinados exercícios precisam de acompanhamento de um profissional qualificado pois há risco de lesões. Não se esqueça também de estar sempre alimentado e hidratado na hora da atividade física. Uma outra sugestão que deixo aqui é praticar uma atividade que te dê prazer de fazer. Eu amo correr, interagir com a Natureza e a cidade; mas tem dança, natação, bike, futebol, caminhada. O importante é não ficar parado.

A atividade física é uma maneira importante de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis: problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. As pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver esses problemas. Sem esquecer ainda da obesidade que é também um problema de saúde crônico, que além de afetar negativamente a saúde física da pessoa, afeta diretamente a autoestima. A prática de atividades físicas melhora a autoestima. Assunto para a coluna das próximas semanas.

Por: Zan Viana - ODIA TV
Mais sobre: