Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œNão adianta criar por criar", diz Madison sobre Secretaria de Agronegócio

Deputado diz que textos devem ser alterados e é preciso dar autonomia para pastas atuarem.

21/02/2019 08:37

Ao comentar a proposta de criação da Secretaria de Agronegócio, o deputado estadual João Madison (MDB) afirmou que é preciso definir de maneira clara as atribuições que vão ser repassadas à nova pasta. O parlamentar, que tem fortes ligações com o setor da pecuária, avalia que é necessário evitar que a criação de uma nova estrutura sem a autonomia necessária para atuar.

“A proposta é interessante, agora é preciso saber o que ela vai fazer e se não vai haver problema com a Secretaria de Agricultura Familiar. Eu sou da área da pecuária e da agricultura, mas ao mesmo tempo temos que ter responsabilidade, não adianta criar por criar, temos que ver também se ela vai ter autonomia, não só financeira, mas também para fazer o trabalho nas regiões onde é importante a atuação de uma secretaria”, avalia.


Emebista atua no setor ligado a pecuária e agricultura e defendeu discussões sobre a reforma. Foto: Jailson Soares/ODIA

Apesar de afirmar que nos últimos anos aconteceram avanços no agronegócio, Madison avalia que as políticas públicas ainda são insuficientes para atender às demandas do setor no Piauí. “Precisamos melhorar. Sabemos que o governo tem problemas financeiros, então não tem como investir, e sempre vem recursos do governo federal. Então, a gente precisa saber se realmente teremos condições de fazer algo pelo Piauí nessa área”, pontua.

De acordo com o projeto de reforma administrativa apresentado pelo governo do Estado, a Secretaria de Agronegócio deve surgir a partir da divisão da Secretaria de Desenvolvimento Rural em duas novas pastas.

Reforma Administrativa

Sobre o projeto de reforma administrativa, que começou a tramitar essa semana na Assembleia Legislativa, João Madison (MDB) afirma que os deputados da base também devem sugerir alterações no texto, que, segundo ele, não deve ser votado da forma que foi enviado pelo governador.

“Se fosse pra ficar como está, não precisaria nem mandar pra Assembleia. Temos que estudar. somos da base de sustentação ao governador, mas precisamos melhorar o texto. A casa vai estudar os projetos e vamos melhorar, vamos ver o que se pode fazer para não prejudicar o estado, por exemplo, em relação às demissão de servidores. Temos que ter a responsabilidade de saber que é um ano difícil, é um ano que o governo precisa fazer o seu dever de casa e estamos aqui para ajudar o governador a enfrentar essa crise. Vamos analisar ponto a ponto e da reforma e tentar melhorar”, afirma.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: