Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œA única preocupação nossa é faltar energia", diz presidente do TRE

Para não atrasar o dia de votação e a apuração dos votos, o tribunal conta com baterias extras para as urnas

06/10/2018 13:23

Faltando menos de 24 horas para o início das eleições 2018, a única preocupação do Tribunal Regional Eleitoral é uma possibilidade de faltar energia, segundo o presidente do TRE Sebastião Rodrigues Martins. “Essa é a nossa preocupação, mas estamos preparados com baterias extras. A falta de energia poderá atrasar a votação e a apuração [em alguns casos].

Foto: Arquivo/O DIA

O Tribunal Superior Eleitoral enviou para o Piauí 2.300 baterias e o TRE também comprou aproximadamente 600 baterias. “Estão disponíveis 11.500 urnas com reserva suficiente. Mesmo que falte energia vai ter urna e bateria suficiente para suprir”, assinala.

O TRE também realiza, durante o domingo de eleição, auditoria nas urnas eletrônicas para verificar a confiabilidade do procedimento e a lisura do resultado.

Intertítulo: 1.673 urnas saíram do TRE neste sábado (6)

Na manhã deste sábado (5) foram transportadas 1.673 urnas para suas respectivas zonas eleitorais. O procedimento para saída das urnas do Tribunal Regional Eleitoral começou ainda na sexta-feira (5), quando os caminhões começaram a ser preparados para a logística e saída na manhã deste sábado (6).

Após esse processo de transporte, feito caminhões-baú e carros pequenos, são instaladas as seções eleitorais nos endereços correspondentes. Ao todo, no Piauí, são 11.529 urnas.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: