• TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Wellington Dias e Regina Sousa tomam posse hoje à tarde

O governador do Piauí iniciará seu quarto mandato à frente do Estado e Regina Sousa será sua vice-governadora

01/01/2019 09:41h

O governador eleito, Wellington Dias (PT) assumirá seu quarto mandato à frente do Estado do Piauí, Nas eleições de outubro de 2018, ele foi eleito reeleito com 55,6% dos votos (966 mil). O evento de posse do governador e de sua vice, Regina Sousa (PT), está marcada para hoje à tarde.

A solenidade iniciará com a saída do governador de sua residência, localizada na BR-343, onde ele seguirá até a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Todo o percurso será feito com a presença de escolta e batedores. Na Alepi, será feita a cerimônia de recondução à chefia do poder Executivo. Em seguida, o governador seguirá para o Palácio de Karnak.

Durante todo o evento, os eleitos serão acompanhados por policiais militares, bombeiros, guardas municipais, além de terem o suporte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, que fará o controle do acesso das vias.

Cerca de 80 agentes devem atuar na segurança do evento. Este ano, a segurança está mais reforçada para evitar possíveis atentados, como ocorreu com o presidente eleito, na época candidato à presidência, Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado enquanto fazia campanha eleitoral.

Perfil de Wellington Dias

José Wellington Barroso de Araújo Dias nasceu em Oeiras, no dia 5 de março de 1962, é bancário e formado em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem especialização em Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do PRio de Janeiro (UFRJ).

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985, onde iniciou suas atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores e presidente da Associação da Caixa Econômica Federal (APCEF).

Estreia na carreira política em 1992, quando foi eleito vereador de Teresina e, em 194, foi eleito deputado estadual. Foi presidente regional do PT entre os anos de 1995-1997. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa de Nazareno Fonteles, mas não alcançou para o segundo turno.

No ano de 1998, Wellington Dias foi eleito o primeiro deputado federal pelo PT no Piauí e no ano 2000 foi candidato a prefeito de Teresina, tendo Francisca Trindade como companheira de chapa.

Em 2002 foi anunciado pelo PT como candidato ao Senado, o partido o fez candidato ao Governo do Estado. Renunciou ao mandato de deputado federal em 2002. Reelegeu-se em 2006.  Renunciou ao cargo em 2010, com a intenção de se candidatar ao Senado. Foi eleito o senador mais votado com quase 1 milhão de votos.

Em 2014 foi eleito para o seu terceiro mandato como governador do Piauí.

Perfil de Regina Sousa

Regina Sousa presidiu a Comissão de Direitos Humanos enquanto estava do Senado Federal (Foto: Jailson Soares)

Nascida em União (4 de julho de 1950) Maria Regina Sousa é filiada ao Partido dos Trabalhadores e vice-governadora eleita do Piauí.

Formada em Letras e funcionária, foi secretária de Administração do Estado do Piauí nos dois primeiros governos de Wellington Dias. Construiu história na militância sindical onde presidiu o Sindicato dos Bancários e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí.

Em 2010, nas eleições estaduais no Piauí, foi eleita primeira suplente de senadora. Atualmente é presidente do PT no Piauí e em janeiro de 2015 assumiu o mandato de senadora com a eleição de Wellington Dias para governador do Piauí.

Durante o mandato no Senado Federal, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Por: Isabela Lopes

Deixe seu comentário