Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores querem João Vicente no comando do PTB e disputando a prefeitura

Entre os vereadores que planejam se filiar ao PTB há o consenso de que João Vicente seria um nome forte para disputar a Prefeitura de Teresina em 2020.

29/11/2018 15:01

Vereadores de Teresina reuniram-se nesta quinta-feira (29) com o ex-senador João Vicente Claudino para tratar sobre a possibilidade de filiação ao PTB, cujo diretório estadual já foi presidido por JVC.

Os vereadores Valdemir Virgino (PRP) e Joaquim do Arroz (PRP), bem como o ex-vereador Paulo Roberto da Iluminação, participaram do encontro com João Vicente.

Segundo Joaquim do Arroz, na reunião foi discutida a "reestruturação do PTB no Piauí", e os vereadores estabeleceram uma condição para se filiarem ao partido: que o ex-senador volte a ser o "maestro" do PTB no estado.

"Nós, vereadores, colocamos algumas condições para ingressarmos no PTB. E uma delas é que o ex-senador João Vicente seja o presidente do diretório estadual do partido, seja o maestro do partido. Ele entendeu o nosso apelo e deu uma sinalização de que isso poderá e deverá acontecer. Mas, por questões internas do PTB, ele prefere aguardar algumas movimentações políticas que acontecerão nos próximos meses, como a posse do governador, a eleição da mesa diretora da Assembleia e as acomodações políticas nas secretarias do Governo do Estado", afirmou Joaquim do Arroz, ao final da reunião.

O vereador afirma, ainda, que uma nova reunião deve ocorrer com João Vicente Claudino na primeira quinzena do mês de fevereiro, quando encerrar o recesso parlamentar na Alepi e na Câmara Municipal de Teresina.

Hoje o diretório estadual do PTB é presidido pelo deputado federal José Francisco Paes Landim, que não conseguiu se reeleger.

Uma fonte d'O DIA no partido calcula que pelo menso seis vereadores da capital cogitam migrar para o PTB assim que for aberta a chamada "janela partidária", período em que políticos com mandato podem mudar de sigla sem correr o risco de responder na Justiça por infidelidade partidária.

Segundo a fonte, o ex-senador João Vicente já demonstrou estar disposto a retomar o comando do PTB no estado, mas, por respeito a Paes Landim, está esperando que o próprio deputado tome a iniciativa de abrir mão da presidência da sigla.

Eleições 2020 - Entre os vereadores que planejam se filiar ao PTB também há o consenso de que João Vicente seria um nome forte para disputar a Prefeitura de Teresina em 2020, seja com o apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB) ou mesmo pela oposição.

"Ele fez um grande trabalho no Senado Federal e não tem nada que manche sua biografia. Nunca se envolveu com corrupção. E é um nome forte", declarou a fonte, que pediu para ter sua identidade mantida em sigilo.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: