Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Unidos contra a Lava Jato

Leia a coluna Roda Viva desta quarta-feira.

19/09/2018 10:16

Unidos contra a Lava Jato

A candidata à Presidência da República pela Rede, Marina Silva, fez um alerta nesta terça-feira aos eleitores. Segundo a ex-ministra do Meio Ambiente, a sinalização de que o PT e o PSDB podem se unir no próximo governo, caso uma das siglas saia vitoriosa na disputa pelo Planalto, é um sinal de que tucanos e petistas planejam somar forças para acabar com a Operação Lava Jato. A presidenciável fez uma referência a uma recente declaração de Fernando Haddad (PT), que prometeu, se eleito, manter uma permanente conversa com o PSDB, supostamente com o objetivo de "fortalecer a democracia". Marina, contudo, enxerga na possível futura aliança uma clara intenção de por um fim nas investigações realizadas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, as quais já revelaram o envolvimento de diversos políticos das duas legendas em tenebrosos escândalos de corrupção. "PT e PSDB nunca conversaram para discutir os problemas da saúde, da segurança pública, da situação de sofrimento que a população está vivendo. Por que agora conversar?", alertou Marina.

O vídeo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pedindo votos para Marcelo Castro, candidato do MDB ao Senado, ultrapassou a militância do emedebista e viralizou. Com tantos candidatos, até da oposição, querendo parecer amigos de Lula e Dilma, o depoimento da petista, que teve mais de 70% dos votos dos piauienses no 1º turno nas últimas eleições, é um trunfo da campanha de Marcelo.

Defesa firme

"Tenho grande orgulho de ter tido como ministro o meu amigo Marcelo. O Marcelo é uma pessoa de caráter. Ele tem lealdade. Ele tem posição. Por isso, no Piauí, o meu candidato, o candidato do meu coração, é meu querido companheiro, meu querido amigo Marcelo" - afirma Dilma no vídeo, que já foi publicado em todas as redes sociais do emedebista.

Marquinhos é Elmano...

A coluna errou, na edição desta terça-feira, o nome do candidato que recebeu o apoio do prefeito de Canto do Buriti, Marcos Nunes, o Marquinhos. Na realidade, foi o senador Elmano Férrer (Pode) que contou com a adesão do gestor, que é filiado ao Progressistas. 

Venicio do Ó também

Outra adesão importante obtida por Elmano foi a do prefeito de Pimenteiras, Venicio do Ó, que já foi correligionário do senador licenciado. “O prefeito de Pimenteiras viajou cerca de 500 quilômetros para nos receber e por acreditar que podemos fazer mais por nosso Piauí já tão castigado. Não podemos deixar esse governador continuar a fazer do Estado um cabide de interesses pessoais dele e de seus aliados”, relata Elmano.

Apelação

A candidata ao Governo do Maranhão Roseana Sarney (MDB) decidiu apelar para a imagem do ex-presidente Lula em sua propaganda eleitoral. Ela mostra várias fotos ao lado do ex-presidente, do tempo em que foram aliados. Mas a realidade é que, por meio de Fernando Haddad (PT), Lula já confirmou seu apoio à reeleição do atual governador, Flávio Dino (PCdoB). 

Apelação II

A estratégia da ex-governadora de tentar associar sua imagem à de Lula justifica-se pelo fato de que o Maranhão, juntamente com o Piauí, está entre os estados onde o PT obteve maior votação proporcional em praticamente todas as eleições presidenciais deste século. 

Ao que tudo indica, a estratégia dos marqueteiros de Roseana não deve dar muito certo. Enquanto ela exibe fotos antigas com Lula em seu programa eleitoral, os maranhenses que não querem os Sarney de volta ao poder compartilham freneticamente nas redes sociais uma montagem em que a emedebista aparece ao lado do presidente Temer - cuja popularidade dispensa comentários. E o pior é que ela nem pode reclamar, já que Michel é seu colega de partido.

Mais sobre: