Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Trump escolhe Argentina e nega adesão do Brasil na OCDE

Magnata justificou decisão por 'falta de respaldo eleitoral'

18/04/2018 09:33

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (17) que não escolheu o Brasil para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  O republicano deu preferência para a adesão da Argentina na organização internacional, devido ao "respaldo eleitoral" de seu presidente, Maurício Macri, nas reformas que está realizando no país. Além disso, segundo Trump, entrar na OCDE não seria a realidade do Brasil. 

"Faltaria no Brasil consenso claro sobre as reformas, especialmente por meio de respaldo eleitoral - algo que pôde ser verificado na Argentina nas últimas eleições presidenciais e legislativas", escreveu a entidade. 

Apesar do Brasil ter sua entrada negada na organização considerada "o clube dos países desenvolvidos", a secretaria da entidade aprovava a adesão do país. Porém, o voto de Trump teve peso na decisão final. 

Foto: Reprodução/Facebook

Fundada em abril de 1948, a OCDE possui 35 países membros. Antes da Argentina, a única nação sul-americana que estava na entidade era o Chile. SÃO PAULO, 18 ABR O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (17) que não escolheu o Brasil para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

O republicano deu preferência para a adesão da Argentina na organização internacional, devido ao "respaldo eleitoral" de seu presidente, Maurício Macri, nas reformas que está realizando no país. Além disso, segundo Trump, entrar na OCDE não seria a realidade do Brasil. 

"Faltaria no Brasil consenso claro sobre as reformas, especialmente por meio de respaldo eleitoral - algo que pôde ser verificado na Argentina nas últimas eleições presidenciais e legislativas", escreveu a entidade. 

Apesar do Brasil ter sua entrada negada na organização considerada "o clube dos países desenvolvidos", a secretaria da entidade aprovava a adesão do país. Porém, o voto de Trump teve peso na decisão final.  Fundada em abril de 1948, a OCDE possui 35 países membros. Antes da Argentina, a única nação sul-americana que estava na entidade era o Chile.

Fonte: Terra
Mais sobre: