Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE-PI só julgou 25,69% dos pedidos de registros de candidaturas

Prazo encerra dia 5 e o Tribunal estuda a possibilidade de realizar sessões extras.

26/07/2014 12:07

A Corte do TRE-Tribunal Regional Eleitoral do Piauí faz esforço concentrado e realiza sessões extras para conseguir julgar até o dia 05 de agosto todos os processos de pedidos de registros de candidatura. Dos 397 pedidos, a Corte do Tribunal só julgou até agora 102 registro, o que corresponde a 25,69%. Para conseguir cumprir o prazo determinado pela lei, com menos de duas semanas, o TRE-PI estuda a possibilidade de realizar sessões extras no turno da tarde.

Dos registros julgados até agora, apenas o candidato a deputado federal, Afrânio Gomes de Sousa (PSC), teve o pedido indeferido. A Corte do TRE-PI ainda pôs em diligência o registro do candidato a deputado federal, Raifran de Araújo Bastos e Silva (PPL). O candidato tem 72 horas para apresentar documento que comprove que ele faz parte dos quadros de filiação do PPL-Partido Pátria Livre.

Os processos julgados até agora não envolvem os 79 pedidos de impugnações realizados pelo Ministério Público Eleitoral por meio do procurador Kelston Lages. A Corte iniciou o julgamento por processos mais simples e que foram homologados por um juiz eleitoral em decisão monocrática.

Nas sessões extras, além dos pedidos de registros de candidaturas, serão priorizadas também, as representações por propaganda eleitoral irregular. �€œO TER-PI com dedicação total para cumprir o prazo. Neste momento, os relatores levam os processos para plenário, depois de analisados nos gabinetes. mas deve ter sessão extra para estes julgamentos devido ao número de processos e representações.�€, disse o presidente do TER, desembargador Edvaldo Moura.

Por: Lídia Brito - Jornal O Dia
Mais sobre: