Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Toninho de Caridade propõe "œFundo de Aval" da entidade para socorrer municípios

O candidato, prefeito reeleito de Caridade do Piauí e filiado ao PSD, defende autonomia da instituição na luta municipalista

08/01/2021 08:50

Para ser o próximo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), entidade com sede em Teresina, Toninho de Caridade (PSD), prefeito da cidade de Caridade do Piauí, aposta na defesa do municipalismo e de iniciativas que deem mais fôlego financeiro às prefeituras.

Leia também: Eleição para presidente da APPM acontece hoje (08) 

Exemplo disso é a criação de um “Fundo de Aval” do grupo, que socorreria os gestores municipais durante momentos de dificuldade. “Em casos de calamidades públicas, por exemplo, os municípios podem recorrer à instituição, que ajudaria emprestando para poder socorrê-los e teria um retorno posterior”, citou.

Outra questão diz respeito ao parcelamento das dívidas das prefeituras com a Equatorial-PI, concessionária de energia no estado. A ideia é que a renegociação possa ocorrer da mesma forma como a Receita Federal procede em relação aos débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O candidato, prefeito reeleito de Caridade do Piauí e filiado ao PSD, defende autonomia da instituição na luta municipalista (Foto: Elias Fontinele/ODIA)

“Que esse parcelamento não comprometa mais que 1% da receita bruta do município, para não inviabilizar a gestão local”, ressalta o candidato, que também apresenta ideia para melhorar a arrecadação das prefeituras piauienses, principalmente as menores, que dependem de transferências externas.

Além da articulação com órgãos federais para desburocratizar a assinatura de convênios, o candidato propõe maior integração com associações regionais, para capacitação dos gestores, e nacionais, para viabilizar a aprovação de pautas importantes, como as relacionadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: