Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Themistocles Filho deve ser reconduzido à presidência da Alepi pela nona vez

Quando foi reeleito em 2019, o emedebista afirmou que não disputaria novamente o cargo

02/12/2020 12:47

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) elege, na próxima semana (9), sua nova mesa diretora para a legislatura que se inicia em 2021. A expectativa é que, por entendimento entre os líderes das bancadas partidárias, o deputado Themístocles Filho (MDB) seja reconduzido mais uma vez para a presidência da Casa, cargo que ocupa desde 2005.

Themistocles Filho (Foto: Arquivo/Moura Alves/ODIA)

Diferente de outros pleitos, o emedebista não terá adversários para o cargo máximo do legislativo estadual. “Não tem disputa. A chapa está feita (...) Isso tudo foi acordado, em consenso com o presidente Themístocles”, afirmou a deputada Flora Izabel, indicada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a vaga de 1ª vice, exercida atualmente pelo Progressistas (PP).

Flora Izabel (Foto: Arquivo/Poliana Oliveira/ODIA)

Vale lembrar que, em meio às tratativas e articulações que culminaram na sua última reeleição para a presidência da Alepi, em 2019, Themistocles Filho chegou a afirmar que não disputaria novamente o cargo. “Esse é um compromisso que firmei com os meus colegas. Já dei a palavra para o meu partido, e para os demais partidos”, disse o deputado naquela ocasião.

Themistocles Filho (ao centro) e outros deputados estaduais (Foto: Arquivo/Elias Fontenele/ODIA)

A nova composição da mesa diretora da Assembleia com a dobradinha MDB e PT reforça a parceria política e administrativa das siglas, principalmente tendo em vista as eleições gerais de 2022. Apesar de ter deixado a base e a vice-presidência do parlamento estadual, o PP deve indicar um nome para a 1ª secretaria. “Foi o acordado”, pontuou Flora Izabel.

Após a eleição agendada para o próxima semana, a nova mesa diretora da Alepi só será empossada em sessão solene em fevereiro do próximo ano.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: