Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE divulga lista de 211 gestores fichas-sujas no Piauí

Eles tiveram as prestações de contas julgadas irregulares e não podem ser candidatos.

16/06/2014 16:09

Até agora, 211 gestores do Piauí compõem a lista daqueles que não podem se candidatar nas eleições deste ano.  A relação preliminar dos gestores que tiveram as prestações de contas julgadas irregulares foi enviada hoje pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para o Ministério Público Eleitoral.

A lista contém os resultados de 271 julgamentos com trânsito em julgado, desde 2005. A diferença ocorre em razão de alguns gestores acumularem mais de uma reprovação em suas contas.


Veja a lista completa 

Entre os nomes que compõem a relação estão o do ex-secretário de Turismo, Marco Bona, que teve as contas de 2013 reprovadas, assim como José Antonio Filho, atual presidente Adapi.

O ex-presidente da Piemtur, Patrocínio Paes Landim, teve as contas reprovadas por três vezes. Outros ex-gestores que figuram entre os fichas-sujas são José Dutra Ribeiro Filho, que era diretor administrativo financeiro da Emgerpi; Oneide Rocha, ex-diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa e até o ex-presidente da Companhia Metropolitana de Teresina, Marco Silva, que faleceu em março deste ano.

As listas enviadas pelo TCE-PI e por outros órgãos de administração pública vão compor o Sistema Sisconta Eleitoral,desenvolvido pela Procuradoria Geral da República, a pedido do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) e da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE).

As informações serão analisadas pelos procuradores do Ministério Público na área eleitoral em cada estado e no Distrito Federal para verificar a necessidade de ação na Justiça Eleitoral contra o registro dos candidatos, que pode ser feito até 5 de julho. O Sistema integrado de informações vai conferir mais eficácia à aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Por: Nayara Felizardo, com informações de Karliete Nunes
Mais sobre: