Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sete candidatos ao governo já registraram candidaturas

O prazo para registo de candidatura encerra às 19 horas desta quarta-feira (15). A partir de quinta (16) os candidatos já podem iniciar suas campanhas nas ruas.

14/08/2018 18:43

Sete candidatos ao Governo do Piauí já registraram suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 10 nomes que foram aprovados em convenção para disputar o Palácio de Karnak, sete já aguardam o julgamento da candidatura pela Justiça Eleitoral. O prazo para registo de candidatura encerra às 19 horas desta quarta-feira (15). A partir de quinta (16) os candidatos já podem iniciar suas campanhas nas ruas.


Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (Foto: Assis Fernandes / Arquivo O DIA)


Até o final da tarde desta terça-feira (14), já haviam registrado candidatura Dr. Pessoa (Solidariedade), pela coligação “Mudar Para Servir Nossa Gente”; Luciano Nunes (PSDB), pela coligação “Piauí de Verdade”; Sueli Rodrigues (PSol), pela coligação "Poder Popular na Construção do Piauí”; Romualdo Seno (PSDC); Wellington Dias (PT) pela coligação “A vitória com a força do povo”; Elmano Ferrer (Podemos) pela coligação “Resistência pelo Piauí”; e Luciane Santos (PSTU).

Ainda faltam ser registradas  as candidaturas de Lourdes Melo (PCO), Fábio Sérvio (PSL) e Valter Alencar (PSC). 

Para o Senado, 14 candidatos já solicitaram os registros de suas candidaturas. Exatamente os candidatos ao Senado das chapas em que os governadores já apresentaram o pedido ao TRE. Entre eles estão 

Para o cargo de deputado federal, o Piauí tem, até o momento, 96 nomes com candidaturas cadastradas junto ao TSE, e para deputado estadual, 159 nomes. Vale destacar que o candidato que já tem seu nome na base de dados da Justiça Eleitoral não tem garantida a participação nas eleições gerais de outubro. Isto porque ele precisa cumprir todas as condições de elegibilidade que serão observadas durante a fase do julgamento de candidaturas pelo TSE. Só após esta etapa é que a candidatura é homologada.

São considerados como critério de elegibilidade o candidato possuir domicílio eleitoral no respectivo local onde vai concorrer, e estar filiado ao partido pelo qual lançou candidatura seis meses antes do pleito.

Por: João Magalhães e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: