Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sessão na Câmara é suspensa após tumulto entre militantes e religiosos

Evangélicos alegavam que a homossexualidade é contra os preceitos bíblicos e militantes reforçavam que a Câmara não é centro religioso.

14/04/2016 11:18

Manifestantes dos movimentos feminista e LGBT entram em confronto com religiosos na manhã desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Teresina. A sessão teve que ser suspensa devido ao tumulto.

A confusão teve início após o lançamento do “Manifesto das Mulheres Contra a Lei da Mordaça”, que pede o arquivamento do projeto contrário à discussão sobre gênero nas escolas municipais. A autora do projeto, vereadora Cida Santiago (PHS), tem levado para a Câmara religiosos que defendem sua proposta e querem retirar das escolas os livros que trazem debates sobre igualdade de gênero e homossexualidade.

A troca de provocações entre os grupos levou ao acirramento do debate. Segundo Maria Laura dos Reis, militante do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (Gptrans), enquanto os evangélicos alegavam que a homossexualidade é contra os preceitos bíblicos, os militantes reforçavam que a Câmara não é um centro religioso.

A vereadora Cida Santiago exige que o projeto siga para sansão ou veto do prefeito Firmino Filho (PSDB), já que foi aprovado em duas votações em uma mesma sessão ocorrida no mês de março. Já o presidente da Câmara, Luiz Lobão (PMDB), alega que há inconsistência no projeto e que ele deve ser refeito para nova votação no plenário. 


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: