Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Senado aprova inclusão de Jovita Feitosa no livro de Heróis da Pátria

Ela ganhou visibilidade e virou objeto de estudos dos historiadores após em 1864, se disfarçar de homem para se alistar como combatente brasileira na Guerra do Paraguai.

07/03/2017 19:19

O Senado aprovou no início da noite desta terça-feira (07), a inclusão da piauiense Antônia Alves Feitosa, conhecida como Jovita Feitosa, no livro de Heróis da Pátria. Apesar de ter nascido no Ceará, em 1848, Jovita veio ainda criança para Jaicós, no sul do Piauí, e aos 17 anos veio para Teresina. 

Ela ganhou visibilidade e virou objeto de estudos dos historiadores após em 1864, se disfarçar de homem para se alistar como combatente brasileira na Guerra do Paraguai. Ainda que sua identidade tenha sido descoberta, insistiu em ir para o campo de batalha, tendo aprovação da Província do Piauí, que a inscreveu como sargento do Exército.

Jovita Feitosa viajou ao Rio de Janeiro, onde obteve reconhecimento e de onde partiria para a Guerra, mas, no entanto, o então ministro da Guerra, Visconde de Cairu, acabou impedindo sua ida à frente de combate, alegando a incompatibilidade da função para as mulheres. 

A proposta de inclusão do nome de Jovita no livro de Heróis da Pátria foi apresentada em 2013, pelo projeto de lei 122/2013 da deputada Sandra Rosado (PSB-RN). Na justificativa, a parlamentar ressaltava o espírito patriótico e a luta de Jovita contra o preconceito.

O projeto segue agora para sanção presidencial.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: