Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus divulga nota sobre denúncia de 'servidor fantasma' em penitenciária

Secretaria informou que já foram iniciados os procedimentos de apuração da denúncia e que, se comprovada, a Sejus tomará todas as providências no sentido de sanar o problema.

15/07/2015 17:54

A Secretaria Estadual de Justiça divulgou, na tarde desta quarta-feira (15), uma nota de esclarecimento a respeito da denúncia - divulgada ontem pelo portal O DIA - de que um servidor efetivo, com 14 anos de carreira, foi substituído por um "servidor fantasma" no cargo de coordenador de Administração da Penitenciária Regional de Oeiras,  a 279 km de Teresina.

"A Secretaria Estadual de Justiça do Piauí informa que já iniciou os procedimentos de apuração da denúncia e que, se comprovada, a Sejus tomará todas as providências no sentido de sanar o problema, com o qual não se coaduna", diz a nota.

Conforme a denúncia encaminhada ao portal O DIA, o antigo ocupante do posto de coordenador de Administração foi substituído por um cabeleireiro que nunca compareceu ao trabalho, e estaria recebendo o salário sem prestar qualquer serviço à administração pública.

decreto por meio do qual foi oficializada a exoneração de Francisco Batista Moura, bem como a nomeação de Benedito Marques de Sousa, o "Bené cabeleireiro", foi publicado na edição de 19 de junho do Diário Oficial do Estado. O documento, contudo, foi assinado desde o dia 12 de junho, com efeitos a partir de 1º de junho.

Segundo a denúncia, desde que foi nomeado para o cargo, Benedito continua atendendo clientes em seu salão de beleza, localizado no Centro Histórico de Oeiras, no mesmo horário em que deveria estar trabalhando na unidade penal

Por reiteradas vezes a reportagem tentou entrar em contato com o atual coordenador de Administração do presídio, por meio de um dos telefones da unidade. Mas em todas as ocasiões foi informado que Benedito Marques raramente comparece à unidade penal.

Em junho, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, fez uma visita à Penitenciária Regional de Oeiras e anunciou melhorias na unidade. Na ocasião, o gestor autorizou a realização de uma ampla reforma, por meio da qual será construído um refeitório, um módulo de panificação, uma sala para vistorias e triagens, além de banheiros femininos para as agentes que atuam no presídio.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento da Sejus sobre a denúncia:

Acerca de notícia veiculada por este meio de comunicação, dando conta de que o senhor Benedito Marques de Sousa – servidor comissionado no cargo de Coordenador de Administração da Penitenciária Regional de Oeiras – não estaria comparecendo para trabalhar, a Secretaria Estadual de Justiça do Piauí informa que já iniciou os procedimentos de apuração da denúncia e que, se comprovada, a Sejus tomará todas as providências no sentido de sanar o problema, com o qual não se coaduna. 

Mais sobre: