Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sead: mais de 12 mil servidores não fizeram recadastramento

Servidores que perderam o prazo terão que comparecer pessoalmente à sede da Secretaria.

24/08/2015 13:05

O secretário Estadual de Administração, Franzé Silva, (foto ao lado) disse hoje (24) que 12.230 servidores públicos ativos e aposentados não realizaram o recadastramento no site da Secretaria, cujo prazo encerrou à meia-noite de sábado (22). Com isso, eles serão comunicados formalmente pelo órgão para comparecem à sede da Sead e fazer o procedimento de forma presencial.

A partir desta terça-feira (25), esses servidores serão comunicados via correspondência, inclusive com carta de recebimento (IR), em sua residência e também no local de trabalho, para comparecerem à Sead e fazerem o recadastramento. Somente após essa etapa é que os servidores que descumprirem a determinação é que terão o pagamento de seus salários suspenso.

A primeira etapa do recadastramento dos 75.475 servidores ativos e aposentados do Estado começou no dia 23 de junho, durando dois meses. Hoje, Franzé divulgou que 61.493 concluíram o procedimento com o sucesso e 1.752 servidores iniciaram o processo através da internet, mas não conseguiram terminar.

“Acreditamos que eles não conseguiram devido aos problemas de conexão com a internet, já que as operadoras do sistema em nossa captação possuem deficiências com a rede”, explicou o secretário.

Somados os 61.493 que conseguiram fazer o cadastro e os 1.752 que iniciaram e não terminaram, chegou-se a 63.245 pessoas, o que deu um total de 84% de servidores que realizaram o cadastramento.

Segunda fase inclui comissionados e pensionistas

Com o fim de primeira fase do recadastramento, a Secretaria da Administração (Sead) dará início à etapa de coleta de informações dos servidores pensionistas e comissionados, além dos que têm contrato temporário com o Estado. Os terceirizados e os estagiários não estão incluídos nesse processo. No total, na segunda fase, o Governo calcula que 20 mil servidores devam ser computados.

A segunda etapa ocorrerá de 1º de setembro a 30 de outubro, será feita a validação do pré-cadastro, entrega de documentos, coleta biométrica e digitalização de documentos. "Atualmente, as informações dos servidores estão pulverizadas e queremos criar uma base de dados de cada secretaria e para todos os órgãos. Com a informação de onde estão lotados, será possível criar uma estrutura melhor de atendimento à população.

O levantamento irá apontar o número correto de servidores, onde estão lotados e qual a qualificação de cada um. O recadastramento será obrigatório e o servidor que não prestar as informações poderá ter o contracheque suspenso. Todos os funcionários públicos serão submetidos posteriormente à biometria.

Segundo Franzé Silva, atualmente o sistema faz apenas a folha de pagamento, mas a Secretaria da Administração necessita de um sistema completo de gestão de pessoas, e esse recadastramento é o marco inicial. “Os servidores serão mapeados e colocados onde melhor poderão servir ao Estado”, comentou.

Todos os dados do recadastramento serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Vamos dar total transparência. O objetivo disso tudo é saber quantos servidores temos, quantos estão trabalhando, para descobrir possíveis irregularidades”, concluiu o secretário.

Por: Robert Pedrosa - Jornal O Dia
Mais sobre: