Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforma Administrativa da Prefeitura de Teresina é aprovada na Câmara

Com o texto aprovado, Teresina passará a ter Secretaria Municipal de Agropecuária e perderá a Coordenadoria de Parceria Público-Privada.

28/04/2021 12:58

A Câmara Municipal de Teresina aprovou, com 25 votos, a proposta de Reforma Administrativa enviada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB). O texto enviado ao Legislativo propunha a vinculação da Coordenadoria de Comunicação, que hoje é vinculada à Secretaria de Governo, à Secretaria de Finanças; a vinculação da Guarda Municipal à Secretaria Municipal de Defesa Civil (hoje ela faz parte da Secretaria de Governo); a criação da Secretaria de Agricultura e Pecuária e transformação da Secretaria de Juventude em Coordenadoria ligada à Secretaria de Mulheres.

A reforma administrativa foi aprovada com emendas: o vereador Paulo Lopes (PSDB) pediu a inclusão na Secretaria Municipal de Agropecuária dos programas de assistência às hortas comunitárias e solicitou uma melhor definição das atribuições da nova pasta para diferenciá-la da Superintendência de Desenvolvimento Rural. Os vereadores Teresina Medeiros e Pollyana Rocha também apresentaram emendas ao texto.

“Na realidade, as emendas colocadas pelos vereadores são para adequação do projeto, sugestões dos nossos colegas para melhorar o projeto do prefeito Dr. Pessoa”, explicou o presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (MDB). Para ele, a aprovação da reforma administrativa mostra o bom diálogo entre o Poder Executivo municipal e a Casa do Legislativo.


Jeová Alendar, presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina - Foto: O Dia

Quem também comentou a aprovação da reforma foi o líder do prefeito na Câmara, vereador Renato Berger. De acordo com ele, a criação da Secretaria Municipal de Agropecuária vai fazer com que Teresina aproveite melhor suas potencialidades produtivas. “Teresina tem 82% de zona Rural, dois grandes rios que a abraçam e praticamente não produz nada. Menos de 1% do que é consumido na capital é produzido aqui. Então essa é uma secretaria importante e é uma ideia do próprio Dr. Pessoa para que se possa dar vazão à agricultura e pecuária”, disse o vereador.

Além dos pontos já citados, a reforma aprovada também prevê a criação da Coordenadoria de Transportes junto à Secretaria de Administração, e a extinção da atual Coordenadoria de Parceria Público-Privada.

Mais sobre: