Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rede Sustentabilidade pode deixar coligação de Elmano

O partido espera agora um posicionamento do senador Elmano Férrer sobre o assunto até esta sexta-feira (10), já que segunda vaga está garantida para Flávia Barbosa (PRP).

10/08/2018 07:21

Com candidato ao Senado, o partido Rede Sustentabilidade enfrenta dificuldades em consolidar o nome de Paulo Henrique na chapa majoritária de Elmano Férrer (Podemos). O professor afirmou, em entrevista coletiva que mantem sua candidatura e que, se não conseguir o espaço, vai procurar os meios jurídicos para deixar a coligação.

A aliança entre os partidos que irão apoiar Elmano já foi homologada em convenção, mas, segundo Paulo Henrique, o partido pode pedir a mudança da ata até o dia 14 de agosto. “Ata foi construída com essa perspectiva, ela delega, outorga poderes ao presidente da comissão eleitoral para deliberar sobre coligações e candidaturas. Se está havendo um impasse, ele tem a capacidade de deliberar em relação à coligação”, explicou.

O nome do professor João Henrique foi apresentado pelo partido para disputar vaga ao Senado. (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)

A problemática começou quando o nome de Quem Quem (Avante) também foi colocado na disputa. Nesta semana os membros dos partidos emergentes chegaram a fazer uma votação para escolher quem ficaria com a vaga, na oportunidade, Quem Quem recebeu a maioria dos votos.  O partido Rede Sustentabilidade, no entanto, afirmou que desconhece o encontro entre as siglas.

Paulo Henrique acredita que forças políticas estão atuando para impedir sua candidatura. Segundo o professor, o crescimento da chapa nas pesquisas passou a incomodar “os grandes caciques”. “O meu nome não poderia nem ter ido para a mesa de votação com outro candidato porque o Rede tinha candidatura majoritária. Existem algumas forças, e eu sei bem quem são, que estão atuando para desmoralizar a coligação. A chapa está sendo pressionada por forças antigas”, disse.

O partido espera agora um posicionamento do senador Elmano Férrer sobre o assunto até esta sexta-feira (10), já que segunda vaga está garantida para Flávia Barbosa (PRP). “A candidatura de Paulo Henrique está mantida, independentemente de qualquer cenário. Nós acreditamos na capacidade de articulação do senador Elmano, e acho que seria o cenário menos desgastante”, finalizou o professor.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: