Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Receita estadual dá sinais de recuperação parcial, avalia Rafael Fonteles

Secretário de Fazenda do Piauí se baseia no aumento de notas fiscais emitidas no último mês

09/07/2020 12:44

A receita dos estados dá sinais de “um inicio de recuperação” dos impactos da provocados pelo novo coronavírus (Covid-19), é o que avalia o secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), Rafael Fonteles, em entrevista ao site Valor Econômico

Segundo o gestor, que preside o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), é possível afirma isso baseado no crescimento da emissão de notas fiscais estaduais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) emitidas no mês passado.

As notas indicam uma recuperação parcial (...) Houve uma queda menor em junho do que a queda de maio, comparando ambos com 2019”, explicou Fonteles, embora ressalte há queda que em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para Fonteles, número de notas fiscais eletrônicas emitidas pelos estados indicam uma melhora parcial da economia (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Apesar disso, o secretário mantém cautela quanto ao princípio de recuperação econômica. “Ainda não sabemos avaliar se a melhora se deve apenas ao impacto do auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo governo aos trabalhadores informais”, pontuou. 

Dados da Caixa Econômica Federal mostram que mais de um milhão de piauienses foram contemplados com o Auxílio Emergencial, o que representa a movimentação de R$ 1,068 bilhão em todo o estado. 

Desde o início da pandemia o estado vem sofrendo queda de arrecadação tributária, uma vez que muitos setores da economia paralisaram temporariamente suas atividades.

Por conta disso, o Governo do Estado e prefeituras também foram contemplados pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus com recursos da União, para contornar a baixa arrecadação de ICMS e ISS. 

Fonte: Valor Econômico
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: