Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles aposta na aprovação da reforma Tributária no segundo semestre

Ao site Poder360, o secretário estadual de Fazenda vê chances de entendimento sobre o tema

21/06/2020 13:54

Secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Rafael Fonteles acredita que há grandes chances das discussões em torno da aprovação reforma Tributária sejam retomadas no segundo semestre. Em entrevista divulgada pelo site Poder360 no sábado (20), o gestor apontou caminhos para efetivação de um novo sistema tributário.

Rafael Fonteles (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), Fonteles vê consenso entre os entes da federação acerca do tema, sendo necessário agora apenas um melhor entendimento entre a equipe econômica do Governo e o Congresso Nacional.

“A reforma tributária não andava por causa da briga entre os entes. Os Estados fizeram uma proposta que uniu os 27. Agora, estamos buscando a União para haver convergência”, disse o secretário ao site nacional, reiterando que a aprovação desta pauta é mais fácil de ser aprovada, do ponto de vista político.


LEIA TAMBÉM:

Embora defenda a simplificação e padronização de um sistema de tributação que não seja baseado no consumo mas na renda, Fonteles ressalta que não deve haver redução da quantidade de impostos. “Todas as propostas na mesa são no sentido de manutenção da carga tributária”, argumentou

Rafael Fonteles (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

A expectativa é que a reforma tivesse sido aprovada no primeiro semestre, mas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Congresso concentrou sua atenção na discussão de propostas para enfrentamento a doença, mas a previsão é que a comissão mista a temporária sobre o tema volte a discutir o assunto no próximo mês.

Fonte: Poder360
Por: Da Redação
Mais sobre: