Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quatro vereadores são contra a climatização dos ônibus de Teresina

Apesar disso, Câmara conseguiu derrubar o veto da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto.

01/10/2015 10:52

O Plenário da Câmara dos Vereadores derrubou na manhã de hoje (01) o veto da Comissão de Legislação e Justiça à instalação de condicionadores de ar nos ônibus de Teresina. Quatro vereadores votaram a favor do parecer, ou seja, contra a climatização dos coletivos, mas 16 votaram a favor da tramitação do projeto que vai ser apreciado e votado.

Os vereadores que votaram contra a climatização dos ônibus de Teresina foram Joninha (PSDB), Edson Melo (PSDB), Graça Amorim (PTB) e Jeová Alencar (SD). Os que votaram a favor da tramitação do projeto foram os vereadores Ricardo Bandeira (PSDC), Levino de Jesus (PRB), Carlos Filho (PTB), Dudu (PT), Gilberto Paixão (PT), Paulo Roberto da Iluminação (PTB), Antônio Aguiar (PROS), Luís André (PPS), Caio Bucar (PSB), Inácio Carvalho (PP), Antônio José Lira (DEM), Edvan Silva (PTC), Cida Santiago (PHS), Rosário Bezerra (PT), Tiago Vasconcelos (PSB) e Valdemir Virgino (SD). A vereadora Teresina Medeiros (PPS) se absteve do voto alegando que considera o projeto de grande relevância.

Não estavam presentes na sessão os vereadores Ananias Carvalho (SD), Celene Fernandes (SD), Edvaldo Marques (PSB), Major Paulo Roberto (PSD), José Ferreira, (PSD), R. Silva (PP) e Teresa Brito (PV).

A justificativa dada pela Comissão de Legislação e Justiça para o parecer contrário à climatização dos ônibus foi de que o poder Legislativo não pode propor um projeto de lei que acarrete desequilíbrio contratual. Para os membros da Comissão, o contrato da Prefeitura com as empresas prevê a circulação de pessoas. A instalação de condicionadores de ar nos veículos está fora do que ficou acordado.

Esta não é a primeira vez que a Câmara de vereadores discute a necessidade de climatização dos ônibus de Teresina. Durante sessão no final de agosto, o vereador Gilberto Paixão (PT) classificou o sistema de transporte da Capital como vergonhoso e sem estrutura. Na ocasião, o vereador citou ainda a frota reduzida em circulação na cidade, e o sucateamento dos veículos que não possuem condicionadores de ar nem paradas de ônibus adequadas para atender à população com conforto.

Por: Maria Clara Estrêla com informações de Cícero Portela e Robert Pedrosa
Mais sobre: