Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT e PP firmam acordo para fazerem rodízio na presidência da Alepi

Por terem as maiores bancadas, os dois partidos alternarão indicações a cada dois anos

08/12/2018 08:36

Com as maiores votações para deputado estadual, o PT e o PP firmaram um acordo para indicarem os nomes dos próximos presidentes da Assembleia Legislativa do Estado. A ideia é que os dois partidos se alternem na apresentação de candidatos para o cargo a cada dois anos, começando pelo PP em 2019.

“Esse é o acordo entre os dois partidos, mas nós temos que dialogar com os outros partidos também. Agora, naturalmente, os dois partidos mais bem votados são o PT e o PP. Se a tradição for honrada, são esses dois que seriam a prioridade. Espero que esse acordo que está sendo consolidado seja compreendido pelas demais legendas”, explicou o presidente estadual do PT, Assis Carvalho.

De acordo com o deputado Assis Carvalho, em entrevista ao O DIA, os partidos definiram o apoio a qualquer nome indicado pela sigla que esteja “na vez”. Para a eleição do próximo ano o nome mais cotado dentro do Progressistas para disputar a presidência da Casa é o do deputado Hélio Isaias.

“Estamos apenas fechando os detalhes. Tem na mesa a possibilidade que seja o PP nos dois primeiros anos, e o partido é quem decide o nome deles. Naturalmente, dentro do acordo entre o PP e o PT, não há duvidas de que o PT tem o compromisso de estar aliado”, disse.

O objeto das siglas em fazer o rodízio na presidência é desbancar o atual presidente da Casa, o deputado Themístocles Filho (MDB), que já está no cargo há 14 anos. Com o acordo, o PT e o PP somam 10 deputados na Casa e ainda devem contar com o apoio do governador Wellington Dias e dos demais partidos aliados que possuem representantes na Alepi (PSD, PDT, PTB, PRTB, PR).

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: