Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT e MDB travam disputa por controle de comissões na Assembleia Legislativa

Com a maior bancada da Alepi, com oito parlamentares, o PT não esconde o desejo de indicar o novo presidente da CCJ.

08/05/2019 07:27

A convocação de titulares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) não altera apenas a composição das bancadas partidárias na casa, mas também as comissões técnicas. A principal disputa entre está na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes comandada pelo deputado Wilson Brandão (PP), que se afastou do mandato para assumir a Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis.

“Os líderes partidários, pelo regimento, podem mudar a qualquer momento os integrantes das comissões da Assembleia”, explicou o deputado Themistocles Filho (MDB), presidente do legislativo estadual.

Agora com a maior bancada da Alepi com oito parlamentares, o Partido dos Trabalhadores (PT) não esconde o desejo de indicar o novo presidente da CCJ. Segundo deputado Franzé Silva, líder do partido na Alepi, a orientação é buscar o diálogo com as demais siglas. “Tem os critérios de peso de cada bancada, e nesse aspecto, o PT teria sim o direito de pleiteá-la”, argumentou.

Apesar de defender a redistribuição das comissões da Alepi, o deputado Henrique Pires (MDB), atual vice-presidente da CJJ, ressaltou que a decisão desta presidência cabe ao bloco composto pelo PP, PDT e seu partido, do contrário, a sigla pode solicitar volta dos seus parlamentares para o Legislativo.

“Não podemos ceder nossos quadros bons, um médico (Pablo Santos) e um advogado (Zé Santana), para o Estado e de repente sermos prejudicados aqui nesta Casa (...) O que vale são os 30 deputados que foram eleitos, a divisão das bancadas é feita desta forma. Se for para ser mudada a regra, vamos pedir para que eles retornem aqui”, exclamou o emedebista.

Em meio a este impasse, Franzé acredita em um entendimento de consenso entre os membros da base, haja vista outros episódios como esse, como na eleição da atual mesa diretora da casa, quando PP e MDB disputavam o comando da Alepi. Os líderes devem se reunir com o presidente Themístocles ao longo desta semana para tratar sobre o assunto.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: