Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSOL anula coligações em quatro municípios do Piauí

Diretório alega que, nesses municípios, partido fez alianças com siglas destoantes.

01/09/2016 07:12

O presidente da Executiva Estadual do PSOL no Piauí, Maklandel Aquino, disse que a direção nacional do partido anulou quatro coligações de candidatos do partido que haviam feito alianças com legendas que são proibidas pelo estatuto do PSOL. Agora os candidatos terão que seguir em chapa pura ou então desistir do pleito.


Foto: Assis Fernandes/ODIA


Os municípios em que a direção nacional teve que agir foram Rio Grande do Piauí (onde o PSOL local havia feito aliança com o PT), Gilbues (o PSOL participava de uma ampla coligação), Miguel Alves (o partido indiciou o vice da chapa encabeçada pelo PP) e Piripiri (a legenda apoia o PMDB local). “Em Piripiri e em Miguel Alves, nós fechamos os diretórios municipais locais”, afirma Maklandel.

O estatuto do PSOL proíbe a coligação, seja para eleições estaduais ou municipais, do partido com vários outros que destoem de princípios diferentes dos defendidos pela sigla. Entre os que estão vetados pelo PSOL estão o PMDB, PP, DEM e PSDB. “Mesmos os partidos que não são vetados precisam de uma análise da Executiva Estadual, o que não foi feito pelos candidatos das cidades citadas”, explica Maklandel.

Para ele, mesmo que os candidatos tivessem êxito nas urnas, isso não justifica descumprir o estatuto. “Não queremos a vitória a qualquer preço. Os candidatos participaram a infidelidade partidária e a comissão de ética vai apurar que penalidade eles terão”, finaliza.


Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: