Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSL quebra acordo e leva PTC adia decisão sobre estratégia política

Com a indecisão, a chapa de Dr. Pessoa, candidato ao governo do Estado, ainda está indefinida

01/08/2018 07:52

Certos de que marchariam na oposição, o PTC convocou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (31) para anunciar o apoio à pré-candidatura de Dr. Pessoa (SD) e a possível indicação dos nomes de Vanessa Tapety e Marcus Vinicius para a composição da chapa majoritária nos cargos de vice-governadora e senador, respectivamente.

O acordo para a mudança de posicionamento da sigla, de sair da base do governo e ir para a oposição, teria partido de um acordo com o PSL, que desistiria de lançar Fábio Sérvio como pré-candidato ao governo, e o PROS para que as siglas formassem uma coligação. A consolidação da estratégia aconteceria horas antes da coletiva, mas os dirigentes dos dois partidos não compareceram. 

“A gente estava com a conversa bem avançada com PSL e esses dois partidos estavam bem afinados conosco, estava tudo ‘ok’ para que eles pudessem compor com PTC. Por incrível que pareça, quando já estávamos pronto para apresentar a estratégia que estávamos construindo, o PSL pediu mais um tempo, acharam que a decisão tomada não tinha mais como ser concretizada”, explicou o presidente do PTC, Evaldo Gomes.

O presidente do PTC, Evaldo Gomes acusa o PSL de quebrar acordo. (Foto: Poliana Oliveira/O Dia)

O deputado afirmou que vinha se reunindo com as siglas e que o objetivo do partido era sair desse processo eleitoral “enquanto força política definitivamente consolidada”. Agora, o partido voltará a se reunir para definir, até a convenção que acontece no próximo dia 04, se continua na base do governo ou vai para oposição. 

“No momento em que o PSL fez um compromisso conosco, as duas direções sentaram e fizemos o entendimento. Não vou falar do PROS, porque não participaram da reunião. Mas, nesse momento ele [Fábio Sérvio] está descumprindo a palavra. Respeito a mudança de posição tomada por ele, mas o PTC tem uma posição. Quando nós somos governos, nós vestimos a camisa. Quando a gente tem uma posição contrária, também nos posicionamos a mesma forma”, ressaltou Evaldo.

A situação fez com que o impasse para formação da chapa de Dr Pessoa (SD) não fosse solucionado. O médico que concorre ao governo do Estado, ainda não definiu os candidatos ao Senado e a vice em sua chapa.

Confira a matéria completa na edição desta quarta-feira do 'Jornal O Dia'.

Por: Breno Cavalcante e Ithyara Borges
Mais sobre: