Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prometida desde a década passada, ZPE inicia exportações em julho

Primeira indústria instalada vai exportar cera de carnaúba, que será escoada pelo Porto de Pecém, no Ceará.

25/04/2016 18:24

O Governo do Estado anunciou esta semana que a Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE) em Parnaíba deve exportar os seus primeiros contêineres no próximo mês de julho, através da sua primeira indústria instalada, a Agrocera Piauí, especializada na industrialização e exportação de cera de carnaúba. A obra era prometida pelo Governo do Estado desde a década passada.

Segundo a assessoria da ZPE, a produção da cera será escoada pelo Porto do Pecém, em Fortaleza (CE). A expectativa é que a distância relativamente pequena entre as duas cidades, a boa qualidade das estradas e o alto valor agregado da cera tornem o negócio extremamente atrativo para o setor de exportação.

Além disso, a localização estratégica do porto cearense também deve impulsionar a venda do produto para outros países. 

A ZPE Parnaíba está sendo construída com recursos do Governo do Estado, que já concluiu as duas primeiras etapas de obras e agora está trabalhando no módulo final, que permitirá a instalação dos equipamentos da Receita Federal com sua unidade alfandegária no local.

"As primeiras indústrias ocuparão uma área de 31,5 hectares, que já recebeu infraestrutura nas áreas de transporte (com moderno sistema viário interno), eletrificação industrial, sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, estação de tratamento de esgoto, prédios industriais e administrativos, entre outros investimentos", informa o Governo.

Segundo Paulo Cardoso, presidente da ZPE, a fase atual envolverá recursos tecnológicos sofisticados, e tornará a ZPE preparada para operar de acordo com a totalidade das regras mundiais que regem as zonas de livre comércio. A partir do alfandegamento, será possível despertar ainda mais o interesse de investidores nacionais e estrangeiros. “O objetivo de uma ZPE não é o de incrementar arrecadação tributária, mas o de gerar empregos e levar desenvolvimento para regiões de economia pouco desenvolvida”, explicou Paulo Cardoso, presidente da ZPE.  

O gestor da ZPE afirma, ainda, que tem trabalhado conjuntamente com o governador Wellington Dias, e com o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, com o intuito de atrair mais indústrias para o local. Além da indústria que está instalada, de outros dois projetos aprovados nas áreas de medicamentos e produtos estéticos, o Ministério da Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia (MDIC) analisa outras propostas de grupos industriais interessados em participar da ZPE Parnaíba. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: