Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto prevê que tutores possam levar animais domésticos no transporte coletivo

O texto é da vereadora e protetora Thanandra Sarapatinha e foi apresentado na Câmara de Vereadores.

07/07/2021 09:15

A vereadora Thanandra Sarapatinhas protocolou na Câmara Municipal de Teresina um Projeto de Lei que permite o transporte de  animais domésticos em ônibus coletivos da Capital. O texto segue para aprovação dos parlamentares, e, se aprovado, para sanção do prefeito Dr. Pessoa. Na justificativa da vereadora e protetora de animais, muitas pessoas deixam de levar seus cães e gatos às clínicas por falta de transporte.

(Foto: reprodução/redes sociais)

Segundo o projeto, o transporte de animais domésticos estaria liberado para aqueles cães e gatos que tenham até 10 quilos e que estejam em recipiente adequado durante toda a viagem. Além disso, o projeto destaca que o transporte pode acontecer em dias úteis e fora horário de pico (das 6h às 10h e das 17h às 19h), exceto em caso de procedimentos cirúrgicos ou emergência comprovada.

“Estava lembrando aqui das vezes em que precisei pegar ônibus com meus filhos de quatro patas e tive que enfrentar questionamentos dos motoristas. Pensando também em tantos tutores que precisam levar seus bichinhos para uma consulta médica e só têm o transporte público como opção, decidi propor um projeto de lei que autoriza o transporte de animais domésticos no transporte público de Teresina.Quem não tem carro ou moto precisa ter garantida a possibilidade de cuidar da saúde de seus animais domésticos, levando de ônibus seus bichinhos para consultas, procedimentos cirúrgicos e vacinação”, disse a vereadora e protetora em publicação feita em sua rede social.


Mais sobre: