Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeita de Capitão Gervásio é alvo de ação de improbidade administrativa

Suspeita de transporte de adolescentes em veículo da Prefeitura para alistamento eleitoral

10/12/2020 16:08

A prefeita eleita do município de Capitão Gervásio, no Sul do Piauí, Gabriella Coelho (PT), é alvo de uma ação de improbidade administrativa de autoria do Ministério Público pela suspeita de transporte de adolescentes em veículo da Prefeitura para alistamento eleitoral e que ela teria se beneficiado da prática na eleição municipal desse ano.

Segundo o promotor, Jorge Luiz da Costa Pessoa, da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, “no dia 26 de julho de 2019, quinze pessoas, na maioria jovens, foram conduzidas do município de Capitão Gervásio Oliveira para o Cartório Eleitoral da 69° Zona Eleitoral, situado em São João do Piauí, para realização do alistamento eleitoral. O grupo foi conduzido por quatro pessoas, sendo dois deles servidores públicos. Também foi constatada a utilização de veículo público, inclusive com identificação da Prefeitura Municipal de Capitão Gervásio Oliveira”.

Gabriella Coelho (Foto: Reprodução / Facebook)

Um inquérito civil instaurado constatou que a prefeita utilizou veículo oficial e servidores do município para o alistamento, o que configura violação aos princípios administrativos. Gabriella Coelho respondeu aos questionamentos do MP afirmando que não tinha conhecimento desse fato e por isso não tomou providências administrativas.

“Neste caso, a prefeita se beneficiou politicamente, fato que afeta a igualdade entre candidatos e a liberdade de voto do eleitor, ao destinar veículo e servidores públicos para buscar um grupo maciço de pessoas, na maioria jovens, e levá-los à São João do Piauí, para a realização do alistamento eleitoral, disse o promotor.

O MPPI requer que a prefeita apresente resposta escrita dentro do prazo de 15 dias após a notificação. A Promotoria requer a condenação da gestora às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

O outro lado

O Portal O Dia tentou contato com a prefeita, mas não obteve retorno até o fechamento dessa matéria. O espaço para manifestação de Gabriella Coelho segue aperto no portal. 

Por: Otávio Neto, com informações do MP
Mais sobre: